Painel na Campus Party mostra como aplicativos voltados para o agro contribuem com o setor

Cerca de 60 mil pessoas participaram do Open Campus, espaço aberto que contou com estande do Governo de Goiás

Quem visitou a Campus Party no último 7 de setembro, feriado da Independência, pôde conhecer um pouco mais sobre um dos segmentos mais representativos do País: o agro. A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) e o Centro de Comando e Controle do Batalhão de Polícia Militar Rural da PM-GO apresentaram, em conjunto, o painel "Tecnologia e sistemas relacionados ao agronegócio goiano". Com mediação do gerente de Tecnologia da Informação da Seapa, Victor Ribeiro, os participantes apresentaram os aplicativos utilizados por cada entidade para atendimento às demandas do produtor rural.

Goiás conta com forte integração entre o agronegócio, indústria e serviços, sendo que o Estado conta com mais de 150 mil estabelecimentos rurais, num total de 26,4 milhões de hectares, ou seja, 78% do território goiano. Por toda essa importância, um dos principais destaques dessa edição do evento foi a realização de diversas de atividades com foco em processos de inovação para o agronegócio. Hoje, o campo não está mais isolado como há alguns anos. Na palma da mão, por meio de um smartphone, o produtor pode entrar em contato e tirar dúvidas com técnicos da Emater, registrar informações sobre a propriedade com a Agrodefesa e cadastrar o endereço rural para a chegada mais ágil da PM-GO em casos de necessidade.

Durante o painel, foram apresentados o aplicativo Emater Mobi (ferramenta de comunicação entre o produtor e o técnico); o Sidago (consulta de saldo de rebanho, declaração de vacinação e emissão de documentos zoofitosanitários, cadastro de responsáveis técnicos e áreas de produção agrícola) e o Sistema de Patrulha Rural (utilizado no combate aos crimes praticados nas propriedades rurais, dando maior agilidade na resposta ao atendimento das ocorrências graças ao cadastramento de propriedades e bens). 

Victor Ribeiro se orgulha em dizer que os aplicativos são referência nacional. ”O Estado de Goiás é exportador de tecnologia para outros estados, onde também são utilizados em benefício da sociedade”, afirmou, em referência ao Sidago, que já foi compartilhado com seis estados e avalia duas novas solicitações. 

O gerente de tecnologia da Emater, Elton Minelli, destacou que a criação de um sistema próprio era necessária para que não houvesse dependência de outros aplicativos. “Desenvolvendo o próprio aplicativo nós podemos personalizar o funcionamento de acordo com as próprias necessidades do setor”. A mesma premissa foi o que motivou o desenvolvimento do Sidago, conforme destaca o gerente de tecnologia da Agrodefesa, Carlos Henrique Howes. “Nós prezamos pela qualidade do produto agropecuário goiano. Hoje atuamos em 12 regionais e o aplicativo auxilia na fiscalização em todo o Estado”.

Entre os principais desafios encontrados no campo estão a precariedade da rede de internet e o esquecimento histórico do ponto de vista da segurança pública. “Percebíamos uma dificuldade enorme na hora de explicar os endereços das propriedades, o que tornava o atendimento mais tardio. Nosso objetivo é aproximar. O foco não é prender o criminoso, mas evitar que o crime ocorra”, revelou o coordenador de Centro de Comando e Controle do Batalhão de Polícia Militar Rural da PM-GO, 3° SGT PM Richard Marques dos Santos, que comentou sobre o aplicativo que mapeia as propriedades e sincroniza os dados coletados off-line quando há conexão. 

Campus Party
Esta foi a primeira edição da Campus Party Goiás, realizada no Shopping Passeio das Águas dos dias 4 a 8 de setembro. O evento foi promovido graças à parceria entre o Governo do Estado de Goiás, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás) e Sistemas Faeg Senar. O evento proporciona uma imersão tecnológica em internet das coisas, blockchain, cultura maker, educação e empreendedorismo do mundo. Ao todo foram mais de 350 horas de atividades, 265 palestras e 108 workshops voltados aos sete mil campuseiros, sendo 2,5 mil acampados, e as mais de 60 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento.
 
O painel fez parte do Palco de Conteúdo de Goiás na Campus Party, apresentado no Open Campus, aberto ao público gratuitamente. 

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767  
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo