Entidades ligadas ao agro discutem criação de Rota da Fruticultura na região da Ride e Entorno do DF

Proposta reúne adesão de ministérios, frente parlamentar federal e governos de Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, além de entidades como Codevasf, Conab, Embrapa, Sudeco e Anater

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou na última quinta-feira, 15 de agosto, de um seminário, em Brasília, para discutir a proposta de criação da Rota da Fruticultura no Centro-Oeste para o Distrito Federal e os municípios da região do Entorno que compõem a Região Integrada de Desenvolvimento (Ride). O objetivo da criação é impulsionar o potencial produtivo de frutas, ampliar a capacidade de atendimento aos mercados internos e externos e gerar emprego e renda na região.

As discussões foram realizadas na sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Francisco e Parnaíba (Codevasf). O evento foi organizado pela Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Distrito Federal, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFA-DF/Mapa), com apoio da Codevasf, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), da Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar (FAAF) e de instituições parceiras.

Durante o seminário, os participantes puderam conhecer e debater sobre a metodologia para a implantação das Rotas da Integração Nacional, a Rota da Fruticultura de Alagoas e a atuação da Associação das Indústrias Processadoras de Frutos Tropicais (ASTN) e do Centro de Distribuição Internacional do Grupo Brasal. Entre os participantes estavam produtores rurais e representantes de municípios, cooperativas e associações que compõem a Ride do DF e Entorno.

O gerente de Produção Sustentável e Agricultura Familiar da Seapa, Ricardo Carneiro, participou do seminário e destacou o trabalho que vem sendo feito pela Secretaria para o fortalecimento do agronegócio goiano, além da atenção à região da Ride, conforme orientação do governador Ronaldo Caiado. "A Seapa vem trabalhando em várias frentes para fortalecer a agricultura e a pecuária em Goiás e isso inclui setores como a fruticultura, que ainda não tem participação expressiva na produção goiana”, avalia. Além disso, enfatizou a importância das parcerias público privadas o que fortalece ainda mais projetos como esse.

Durante o evento, foi assinada, ainda, uma Declaração de Apoio à Criação da Rota da Fruticultura na Ride-DF. O documento foi proposto pela Frente Parlamentar Mista do Agronegócio e da Agricultura Familiar (FAAF), representada pela deputada federal Bia Kicis (DF), com a adesão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Governo do Estado de Goiás, Governo do Estado de Minas Gerais, Governo do Distrito Federal, Superintendência Federal de Agricultura do DF, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do Francisco e Parnaíba (Codevasf), Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

Rotas de Integração Nacional
A implantação das Rotas de Integração Nacional, como a Rota da Fruticultura, é uma ação do Ministério Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano (SDRU/MDR), em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais. O programa segue as diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional e integra as estratégias do ministério para, com inclusão produtiva, desenvolver regiões. Depois de criadas, as rotas atuam com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados.

Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), com informações da Codevasf.

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater 
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater): (62) 3201-8767  
 

Foto: Frederico Celente / Codevasf.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo