Ceasa Goiás fornece cotação de preços para orientar consumidores

As cotações de preços são o termômetro da comercialização no mercado de hortifrutigranjeiros

A Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa Goiás) realiza a pesquisa de preços para informar e orientar consumidores, atacadistas, varejistas e comerciantes. De acordo com o gerente da Divisão técnica, Josué Lopes, as cotações de preços são o termômetro da comercialização no mercado. “Todos os dias o fiscal de preços vai ao mercado para pesquisar os valores de cada produto. Essa pesquisa é feita diretamente com os produtores, comerciantes e compradores por meio de entrevistas", explica.

A procura e a oferta dos produtos no mercado interferem diretamente nos valores praticados na comercialização.  Os comerciantes e produtores estabelecem os preços de acordo com a cotação do dia anterior. "O preço é muito flutuante no entreposto. No período da manhã, por exemplo, seis horas pode estar sendo praticado um determinado valor e às 10 horas, esse preço sobe ou desce, porque tudo isso é resultado da relação oferta e procura", informa o gerente. O fiscal de preços tenta ao máximo coletar os valores entre os períodos de oscilação. 

De acordo com Josué Lopes, a concorrência no mercado é fundamental, justamente para forçar a oscilação no mercado, que segundo ele, facilita a queda de preços. “Se não houver concorrência haverá o monopólio. A lei da oferta e procura é que deve prevalecer para uma maior dinâmica na comercialização e, consequentemente, para melhorar preço para o consumidor”, opina o gerente. 

Dinâmica
O relatório de cotação é feito com base nas informações recebidas com o objetivo de informar os valores para público em geral. Segundo o gerente Josué Lopes, a orientação é trazer ao máximo informações de hortifrútis para os consumidores e demais interessados do mercado e também alimentar o sistema de estatística da Ceasa Goiás. “Fazemos um relatório da comercialização mensal e anualmente, com todas as informações dos produtos, como a entrada e a saída dos produtos. Essa análise contribui para estudos acadêmicos, como também do próprio governo, as instituições bancárias, entre outros”, relata.

Depois de todo processo de coleta e análise, a divisão técnica da Ceasa Goiás disponibiliza o material no site do entreposto. Os interessados podem acompanhar a cotação diária e ficar por dentro dos preços dos produtos por meio do site: www.ceasa.go.gov.br.

Informações da Ceasa Goiás

Comunicação – Contatos da Seapa, Agrodefesa, Ceasa Goiás e Emater Goiás
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa): (62) 3201-8909
Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa): (62) 3201-3546
Centrais de Abastecimento do Estado de Goiás (Ceasa Goiás): (62) 3522-9000
Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás): (62) 3201-8767 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo