Ceasa-GO e Ceagesp realizam intercâmbio de informações
Empresa paulista é a terceira maior central de distribuição de perecíveis do mundo
O presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa-GO), João Batista de Freitas Lemes, recebeu nesta sexta-feira (22) visita de Johnni Hunter Nogueira, presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). O encontro foi articulado durante encontro nacional da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), no último dia 19.
Na reunião, Johnni falou dos desafios de comandar o maior entreposto da América Latina e o terceiro maior do mundo (só perde para Paris e Nova York) e trocou informações com a equipe técnica da Ceasa-GO em áreas sensíveis como eficiência energética, sustentabilidade, logística e segurança alimentar. O presidente da Ceagesp circulou pelo mercado e elogiou iniciativas como a Rádio Ceasa, a construção do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) para filhos de trabalhadores da central e a Usina de Triagem e Compostagem. “A rádio é uma ideia que vamos levar para São Paulo, é um importante serviço de utilidade pública e um excelente meio de comunicação direta na central. Além disso, são medidas interessantes, que agregam em cidadania e sustentabilidade”, afirmou Johnni Hunter. Durante a tarde, a comitiva realizou uma visita técnica à Ceasa de Anápolis.
Para João Batista de Freitas Lemes, o intercâmbio de informações é de suma importância para a melhoria na governança da Ceasa-GO. “A Ceagesp é praticamente uma cidade, com desafios e soluções muito maiores do que os nossos, de forma que lá está a vanguarda da gestão de uma central de distribuição de alimentos. A Ceasa-GO ganha muito com essa relação e com essa troca de informações. Além disso, quando apresentamos ideias que serão utilizadas lá, podemos ver a importância da nossa central para o Brasil e percebemos que estamos no caminho certo”, disse. Ao final do encontro, os presidentes deixaram as portas abertas para o intercâmbio do corpo técnico de ambas as centrais
Abracen
No último dia 19, em assembleia geral extraordinária, em Brasília, foi eleita a nova diretoria executiva e o conselho fiscal para o biênio 2019/2021 da Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento (Abracen), que reconduziu Gustavo Henrique de Andrade Melo (Ceasa-PE) à presidência, e escolheu como vice-presidente Johnni Hunter Nogueira (Ceagesp). Na ocasião, foi apresentada a nova sede da entidade na capital federal.
Também no encontro foi firmada uma parceria para que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) integre os quadros da Abracen. Além disso, deverá ser realizado, no segundo semestre deste ano, um evento voltado para a troca de experiências qualificadas no setor e para orientar quanto às melhores práticas de comercialização dos hortifrutigranjeiros.
Texto: Gabriel Lisita
Fotos: Thays Jennyffer (estagiária)