Governo de Goiás promove iniciativa de criação de uma cooperativa de polpas de frutas para municípios do Vão do Paranã

Seapa realiza sensibilização para instruir agricultores sobre benefícios de participarem de uma cooperativa

Cooperativa será formada por produtores rurais que tenham interesse em fortalecer seu negócio e aumentar sua renda Foto: Lucas Eugênio / Seapa

Com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva goiana, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), promove ações de sensibilização para a criação de uma cooperativa de polpas de frutas com sede em Flores de Goiás. A iniciativa busca integrar os produtores, agregar valor à produção e garantir acesso a mercados mais competitivos.

Nesta sexta-feira (21/2), o titular em substituição da Seapa, João Asmar Júnior, participou do encontro final da mobilização, realizado em Formosa, onde destacou a importância do cooperativismo para os produtores. “A comercialização por meio de cooperativas é fundamental para o agricultor familiar, pois fortalece seu poder de negociação, amplia o acesso ao mercado e facilita a conexão direta com o consumidor final”, afirmou.

Também estiveram presentes no evento a subsecretária de Agricultura Familiar, Produção Rural e Inclusão Produtiva, Glaucilene Carvalho, além da chefe do Escritório de Projetos e integrantes da Gerência de Infraestrutura Rural. Além disso, a equipe da Seaparealizou reuniões e visitas técnicas nos três municípios que compõem o Vão do Paranã: Flores de Goiás, São João da D’Aliança e Formosa.

Ao todo, a rodada de sensibilização contou com a participação de mais de 100 produtores rurais nas três oficinas realizadas em cada município. Desses, mais de 30 já demonstraram interesse em integrar a cooperativa. A Organização das Cooperativas Brasileiras de Goiás (OCB-GO), parceira na execução das atividades, esteve presente, oferecendo suporte para que esse primeiro passo trouxesse resultados positivos. Para isso, disponibilizou um analista que palestrou sobre cooperativismo e constituição de cooperativas, apoio viabilizado pelo Acordo de Cooperação Técnica firmado entre as partes.

A fruticultura é uma atividade estratégica para o desenvolvimento econômico do Vão do Paranã, uma região com grande potencial produtivo em Goiás. A produção de polpas de frutas possibilita o aproveitamento integral da colheita, gerando renda e impulsionando a economia local de forma sustentável.

Ao aderirem à cooperativa, os agricultores terão acesso a diversos benefícios, como:

• Possibilidade de acesso a infraestrutura moderna e equipamentos que facilitam o processamento das frutas;

• Redução de custos devido ao compartilhamento de despesas com transporte, processamento e comercialização;

• Melhoria na comercialização, com produtos finais de alta competitividade;

• Sustentabilidade, produção valorizada e com práticas que respeitam o meio ambiente.

Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã

O Governo de Goiás, por meio da Seapa e em parceria com instituições de ensino, pesquisa e representantes do setor, está colocando em prática um sonho audacioso: o Projeto de Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã. Essa iniciativa não apenas promete transformar a agricultura no Nordeste goiano, mas também levar desenvolvimento regional com geração de emprego e renda.

Nesta primeira fase, o projeto possui capacidade de instalação de 148 sistemas de irrigação aos agricultores familiares da região. Esses equipamentos foram adquiridos com um investimento federal de mais de RS 20 milhões até o momento.

Com uma área inicial de 300 hectares, alimentada pelas aguas das barragens do Rio Paranã e Ribeirão Porteira, tem-se uma capacidade de produção estimada em mais de 10 mil toneladas de frutas por ano, com principal investimento em maracujá e manga. Essa escolha estratégica da fruticultura não foi por acaso. Ela está alinhada com as características únicas da região: topografia, clima e recursos hídricos. 

A Fruticultura Irrigada do Vão do Paranã já é realidade e se mostra como um marco na história de Goiás, onde cada tonelada de fruta é mais do que uma colheita, é um símbolo da nossa capacidade de prosperar e vencer desafios.

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo