SOJA – AGRO EM DADOS / NOVEMBRO 2024

Apesar do período de incertezas sobre o clima e atraso no plantio, a semeadura da soja em Goiás já atingiu 49% da área cultivada no dia 3 de novembro de 2024, o que, de acordo com a Conab, representa avanço de 8 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, as expectativas são positivas, com estimativa de aumento de área, produção e produtividade para a safra 2024/25 no estado.

O atraso na semeadura da soja no Brasil, observado durante as primeiras semanas de outubro, influenciou a elevação dos preços da oleaginosa. Porém, com o início das chuvas, o ritmo normal de plantio para a safra 2024/25 foi retomado e, de acordo com o último levantamento da Conab, avançou no decorrer da última semana do mês e início de novembro, alcançando 53,3% da área. Sendo assim, a expectativa atual é de grande oferta da oleaginosa, o que pode impactar nos preços.

No cenário mundial, a colheita da soja norte-americana da safra 2024/2025 está na fase final com estimativa de recorde que, de acordo com a projeção da USDA, deve atingir 124,8 milhões de toneladas. Dessa forma, a atenção do mercado internacional direciona-se para a safra sul-americana, com foco na evolução das safras brasileira e argentina.

Na safra 2023/24, foi verificado que a área mundial semeada com soja expandiu pela quarta safra seguida, com a ampliação da oferta. A relação estoque/consumo foi a maior em cinco anos, estimada para 29,9% conforme apontado pela análise do CEPEA.

Paralelamente, no Brasil, as vendas no mercado interno do óleo de soja vêm em trajetória de aumento desde a safra 2021/22, devido à política de biocombustíveis. Com a sanção da Lei 14.993 de 2024, Lei do Combustível do Futuro, fica instituído aumento escalonado da mistura de biodiesel ao diesel, com meta de adição obrigatória de 15% a partir de março de 2025, com autorização para atingir 20% em 2030. Dessa maneira, a demanda doméstica por óleo de soja para fabricação de biodiesel pode crescer em até 150% no país.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo