Evento do Dia Mundial da Alimentação discute segurança alimentar em Goiás
Tema definido pela FAO para a campanha desse ano foi “Segurança dos Alimentos: prepare-se para o inesperado”
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) sediou, nesta quarta-feira (30/10), o evento “Segurança dos Alimentos: prepare-se para o inesperado”, promovido pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Conesan-GO) como parte da programação do Dia Mundial da Alimentação. A campanha é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization – FAO).
Além da presidente do Conesan-GO, Dinair Furtado, o evento reuniu também representantes do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Goiânia (Comsea), da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional em Goiás (Caisan-GO), por meio da Seapa, da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater Goiás), da Superintendência Federal de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Goiás (MDA/GO) e do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Goiás e Região Centro-Oeste (Cecane UFG/Centro-Oeste).
A superintendente de Produção Rural da Seapa, Patrícia Honorato, destacou a importância de alinhar as políticas públicas estaduais à garantia do acesso a alimentos de qualidade, com foco especialmente nas pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Nossa missão é levar a segurança alimentar e nutricional a quem mais precisa, trabalhando lado a lado com o produtor rural, com foco na agricultura familiar. O PAA é um exemplo das nossas iniciativas que trabalham nesse sentido, assim como o Fomento Produtivo Rural e o Crédito Rural”, explicou.
Após a abertura, foi realizada uma mesa redonda sobre a produção de alimentos saudáveis, com a participação de representantes da Federação de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/GO), e de cooperativas dos municípios de Bela Vista de Goiás, Trindade, Ceres e Pontalina.
Conesan
O Conesan-GO, instituído pela Lei nº 13.456, de 16 de abril de 1.999, e regulamentado pelo Decreto nº 5.997, de 20 de agosto de 2004, tem natureza de órgão colegiado consultivo de assessoramento e articulação de ações voltadas a promoção do direito humano a alimentação adequada no contexto da segurança alimentar e nutricional no âmbito do Estado de Goiás.
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) – Governo de Goiás