BOVINOS – AGRO EM DADOS / OUTUBRO 2024
O clima acentuadamente seco desta entressafra da bovinocultura restringiu a oferta de animais terminados criados a pasto, além da redução do abate de fêmeas, tendo em vista o período de reprodução nos meses finais do ano que se aproximam. Este quadro tem contribuído para uma maior liquidação de rebanho no país, abrindo-se uma janela para oferta de animais confinados nestes meses. Dados do IBGE revelam que nos primeiros seis meses deste ano o volume de abates de bovinos elevou-se em 21,0% e 23,9%, respectivamente no Brasil e no estado de Goiás, em comparação com o mesmo período de 2023.
A valorização da proteína bovina a partir de julho deste ano, cujos preços vêm em trajetória de recuperação, superando patamares de 2023 a partir de agosto, tem ocorrido, não obstante à ampliação da oferta, em face tanto do aumento da demanda interna, quanto da externa pelo bom momento das exportações, com expectativa de recorde de embarques. No cenário da exportação, o mês de agosto de 2024 foi o segundo maior deste ano em volume de embarque, com 245,3 mil toneladas, 17,7% superior ao mesmo mês em 2023 e, também em valor, US$1,0 bilhão, crescimento de 13,5% em relação a agosto de 2023.
Em Goiás, também em agosto deste ano, foram destinados aos portos 34,2 mil toneladas, ao valor de US$148,5 milhões, representando aumentos de 8,3% no volume e 6,1% no valor. O incremento nas exportações também reflete os esforços desenvolvidos pelo setor juntamente com o Governo Federal para ampliar e diversificar os destinos da carne bovina brasileira.
Nessa conjuntura, o Ministério da Agricultura e Pecuária noticiou novas oportunidades ao produtor brasileiro e goiano. Segundo o órgão federal, recentemente autoridades de Papua Nova Guiné, país próximo à Austrália, anunciaram a aprovação dos certificados sanitários para a importação de carne de aves e de cortes bovinos desossados provenientes do Brasil. Os frigoríficos brasileiros aptos a realizarem as exportações foram inspecionados e aprovados pelo governo deste país no ano passado.