Seapa e CGE realizam reunião para discutir implementação do Plano ABC+ Goiás
Com o objetivo de garantir qualidade no desenvolvimento do projeto, também foi apresentado um programa de consultoria do Plano ABC
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), realizou, nesta quarta-feira (09/10), reunião com a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE), para alinhar expectativas da implantação do Plano ABC + Goiás. Na oportunidade, o programa de consultoria do Plano também foi apresentado, com o objetivo de adicionar valor à política, fornecendo subsídios para aprimorar o controle e os processos envolvidos no planejamento e na implantação do projeto.
O programa de consultoria apresentado pela CGE visa garantir uma boa estruturação do plano, e, para isso, conta com o levantamento de riscos atrelados à política que deve ser implementada. Além disso, traz orientações acerca do planejamento para implantação do ABC+ Goiás, como o plano de ação e de comunicação do projeto. Por fim, traça uma análise do desenho da política pública.
Através dessas ações, o programa tem como finalidade contribuir para que o planejamento e a implantação do plano alcancem seus objetivos de forma eficiente, eficaz e econômica, com o intuito de gerar valor público. Ele propicia, ainda, a disposição de informações que apoiem a gestão da política pública, e coopera para o fomento da cultura de monitoramento e validação do projeto.
O titular da Seapa, Pedro Leonardo Rezende, destacou a importância do plano discutido na reunião para o fortalecimento dos produtores rurais. “Nossa principal atribuição é fazer a ligação dos produtores rurais com a demanda de informação. Todos os nossos projetos, por exemplo, nos permitem entender qual a demanda dos setores produtivos sobre as informações técnicas, e a partir disso, a Academia pode avaliar e decidir o que deve ser realizado para solucionar a necessidade desse produtor rural”, explicou.
Saiba mais
O Plano ABC+ é uma agenda estratégica nacional do governo brasileiro voltada para o enfrentamento à mudança do clima no setor agropecuário. O ABC+ deve ser executado de 2020 a 2030, com a adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis, com alto potencial de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, sequestro de carbono atmosférico e combate ao aquecimento global.
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo de Goiás