AGR realiza encontro para discutir Planejamento Estratégico
Foto: AGR
Presidente Marcelo Nunes de Oliveira apresentou novo coordenador do plano estratégico da agência, Ricardo Naves Rosa, aos gerentes. Processo entra em fase de detalhamento por setores
O presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Marcelo Nunes de Oliveira, se reuniu, nesta quinta-feira (17/02), com os gestores da agência para apresentar o novo coordenador de Planejamento Estratégico, Ricardo Naves Rosa, que está conduzindo os trabalhos a partir desta semana. Ricardo Naves, que já recebeu dos gerentes as propostas de ações estratégicas e operacionais, falou sobre os diferentes aspectos que envolvem o planejamento e propôs uma agenda com os responsáveis pelas áreas nos próximos dias, a fim de consolidar o plano da AGR para o triênio 2021 – 2023.
O Planejamento Estratégico da AGR foi iniciado por técnicos da própria agência em 2021, sob a coordenação do gerente de Apoio Administrtivo, Luis Scartezini, e o suporte do setor de planejamento da Secretaria da Economia. Na fase de detalhamento de projetos e ações, Ricardo Naves sistematizará os dados enviados pelas gerências e coordenações e consolidar todas as informações num único documento. Novo coordenador de Planejamento da Gerência de Gestão Institucional, Ricardo Naves irá auxiliar os gerentes, também, nos demais projetos que desenvolvem na AGR.
Além de traçar o planejamento estratégico da agência, o novo coordenador atuará, ainda, na definição da agenda regulatória. Uma ação paralela para a definição de tudo o que a AGR quer entregar à sociedade nesse período. Segundo o presidente da AGR, Marcelo Oliveira, é preciso que a população e os setores regulados pela agência saibam exatamente o que a agência definiu como entrega a ser feita e que vai beneficiar os usuários dos serviços públicos. Quanto ao plano estratégico, ele ressalta: “Não queremos um plano para ficar apenas exposto no site. Vamos fazer um plano estratégico prático, que possa ser executado”, afirmou.
Durante a reunião, o presidente Marcelo Oliveira destacou, também, a importância de se focar mais nas ações do que nos métodos e, principalmente, pensar na AGR como um todo, com todos os setores conversando entre si. “E, também, pensar lá fora, o que o Estado está fazendo, pensar fora do estado, as demais agências de regulação, outras instituições, para replicarmos aqui o que estão fazendo de melhor”, disse. Para Marcelo, é fundamental que a agência construa uma plataforma web que reúna todos os dados produzidos pelos diferentes setores por ela regulados, para um melhor monitoramento e uma gestão mais efetiva.
O coordenador do Planejamento Estratégico, Ricardo Naves, apresentou uma sugestão simples de modelo para a inserção dos projetos prioritários bem como para a indicação do responsável pelo projeto, das ações do projeto, dos responsáveis por ação, período de início e fim da execução das ações e o custo do projeto. Ele observou que cada gerente enviou os dados em um formato diferente, utilizando várias ferramentas ou em forma de texto descritivo das ações. Os que utilizaram metodologia mais avançada poderão mantê-la.
Participaram do encontro, o chefe de Gabinete, Rafael Rocha de Macedo, o assessor da Presidência, Aldenor Carneiro, os gerentes Luiz Scartezini (Apoio Administrativo), Andrea Bonanato (GGI), Idelma Rodrigues (Finanças e Dívida Ativa), Eduardo Henrique (Saneamento), Graciela Profeta (Regulação), Delano Pacheco (Transporte) e Jorge Pereira da Silva (Energia). E ainda, a coordenadora de TI, Luciana Dutra Martins, o ouvidor adjunto Hugo de Assis Furtado, o secretário-geral Ricardo Fonseca, Breno Pereira, da Procuradoria Setorial, e Dorivan de Souza Lima, da GGI.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás