AGR participa de evento da CGE em comemoração ao Dia do Ouvidor


Foto: AGR


Ouvidor Setorial Francisco Vieira de Macedo é um dos palestrantes e vai apresentar sua experiência motivadora aos demais participantes. Evento “Ouvideia”, de 14h às 18h desta sexta-feira (18/03), inclui palestra sobre Comunicação Não Violenta

O ouvidor Setorial da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Francisco Vieira de Macedo, apresentará, nesta tarde de sexta-feira (18/03), uma experiência motivadora que vivenciou à frente da Ouvidoria Setorial da agência, no evento “Ouvideia”, realizado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), no auditório do Tribunal de Justiça de Goiás. Sua participação será no formato das apresentações curtas e dinâmicas do TEDx de 18 minutos.

Segundo a CGE, a atividade se dá em comemoração ao Dia do Ouvidor, comemorado no dia 16 de Março, e é destinada aos cerca de 100 ouvidores dos órgãos do Poder Executivo estadual, que poderão contar e ouvir experiências selecionadas do dia a dia, vivenciadas no trabalho de ouvidoria. A tarde inclui a palestra “Comunicação Não Violenta”, que será proferida pela professora Gabriella Assumpção Alvarenga Schimchak, psicóloga e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), ela atua na pesquisa e atendimento de grupos reflexivos de mulheres em situação de violência.

De acordo com o ouvidor-geral do Estado e superintendente de Participação Cidadã da CGE, Danilo Borges Carvalho, o evento será uma oportunidade de celebrar o Dia do Ouvidor, numa perspectiva de confraternizar e motivar os ouvidores setoriais que atuam nos órgãos do governo estadual em torno de suas próprias experiências.

Foram selecionadas seis histórias que tratam de temas reais, que podem ser relativos ao atendimento ao usuário de serviços públicos, tramitação interna das manifestações e relacionamento com os gestores da pasta, e até mesmo uma pauta de cunho pessoal. 

Uma história motivadora
Para a sua exposição, o ouvidor Setorial da AGR Francisco Vieira de Macedo escolheu o caso de uma passageira que semanalmente, desde 1997, utiliza o transporte intermunicipal entre Goiânia e Rio Verde onde trabalha. Numa das viagens, foi impedida de levar a bagagem dentro do veículo. 
O que aconteceu depois que ela registrou a reclamação junto à Ouvidoria Setorial da AGR é um estímulo para todos os atendentes da equipe da Ouvidoria e mostra que a melhoria dos serviços não depende somente do governo ou da AGR. Depende da somatória das ações de todos os envolvidos, inclusive do cidadão que é o maior termômetro da qualidade destes serviços. “A Ouvidoria é a antena que amplifica este termômetro”, diz Francisco Vieira, que acentua: “Quando a determinação feminina é amplificada por uma ouvidoria ela é imbatível”. 

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo