AGR atende 26 novas linhas de transporte intermunicipal com chamamentos públicos


Trechos estavam desassistidos ou com serviços precários. Três editais foram abertos pela Agência em 2023 para habilitar empresas interessadas em prestar os serviços

A Agência Goiana de Regulação (AGR) já colocou em operação 26 linhas de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros em todas as regiões do estado, com a habilitação de empresas para a prestação dos serviços essenciais à população em editais de chamamento público. Outras 13 linhas foram autorizadas pelo Conselho Regulador e aguardam apenas providências por parte das empresas para entrar em operação. Entre elas estão duas linhas que vão atender o município de Cavalcante e a região da Chapada dos Veadeiros ligando a localidade à capital do estado.

Os três editais foram lançados em 2023 para atender linhas que estavam abandonadas ou com serviços precários, que deixavam comunidades isoladas em algumas cidades e distritos goianos. Essa população, sem a alternativa de viagem em transporte regular e seguro, devidamente habilitado pela AGR, valia-se da ajuda de vizinhos ou se submetia a situações de risco ao utilizar serviços prestados por clandestinos.

O presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, observa que por muito tempo a Agência ficou impedida de conceder novas autorizações e que, ao autorizar novas linhas o Conselho Regulador está resgatando essas comunidades que estavam desassistidas e também oferecendo opções de viagens para novas rotas. “O estado se desenvolveu e ampliou a sua malha viária para muito além das estradas radiais que ligavam a capital às diferentes regiões, e é preciso acompanhar esse desenvolvimento, oferecendo alternativas de ligações diretas entre as regiões em todos os sentidos”, afirma.

É importante ressaltar que após a aprovação pelo Conselho Regulador dos pedidos das empresas para exploração das linhas, há um trâmite que as empresas precisam cumprir junto à AGR, como o cadastramento dos veículos que vão ser utilizados nas operações, vistorias dos veículos, pagamento de outorga e outros.

Nos próximos dias, as linhas remanescentes dos três editais e novas demandas apresentadas pelos municípios serão objeto de um edital único para habilitação de novos investidores no sistema de transporte intermunicipal de passageiros em Goiás.

Linhas atendidas
O primeiro chamamento público disponibilizou 61 linhas de ônibus, e, destas, 37 foram solicitadas por empresas interessadas, sendo que 6 empresas foram habilitadas. No total, foram assinados 20 termos de autorização. Até o momento, 10 dessas linhas entraram em operação pela empresa Primeira Classe, 1 pela Fly Transportes Eireli, 6 pela Cooperativa de Transportes e Turismo de Cidade Ocidental, 1 pela Alves Rocha & Silva, 1 pela Bozolino Transportes Eireli, 1 pela Expresso Marly e 2 pelo Expresso Itamarati Ltda.

A empresa Primeira Classe se habilitou e está atendendo as linhas: Itumbiara a São Simão (via Cachoeira Dourada), Goiânia a Cristalina (via Anápolis e Novo Gama), Goiânia a Iporá, Rio Verde a Montividiu (via GO-174), Rio Verde a Aragarças (via Montividiu e Caiapônia), Rio Verde a Aragarças (via Montividiu e Iporá), Rio Verde a São Simão (via Aparecida do Rio Doce e Caçu), Rio Verde a São Simão (via BR-452 e Quirinópolis), Anápolis a Silvânia (via Gameleira de Goiás) e Goiânia a Águas Lindas de Goiás (via Anápolis).

Já a Fly Transportes se habilitou em julho e já está operando a linha Goiânia a Uruana, passando por Inhumas e Itauçu.

A Cooperativa da Cidade Ocidental obteve autorização e está atendendo 6 linhas na região do Entorno de Brasília: Luziânia a Novo Gama (via Parque Alvorada, BR-040 e DF-290), Valparaíso de Goiás II a Cidade Ocidental (via BR-040, GO-521 e ABC), Novo Gama a Cidade Ocidental (via BR-040, DF-290 e ABC), Novo Gama a Valparaíso de Goiás I (via BR-040 e DF-290), Luziânia a Valparaíso de Goiás (via Parque Alvorada e BR-040 e Luziânia a Cidade Ocidental (via BR-040).

A empresa Alves Rocha &Silva Ltda/Davi Turismo, iniciou a operação em agosto da linha de ônibus entre Formosa a Planaltina. Já a Bozolino Transportes Eireli obteve autorização do Conselho Regulador em novembro e iniciou a operaçãod a linha Anápolis a Silvânia (via Gameleira de Goiás). A Expresso Marly obteve autorização em dezembro e já está explorando a linha entre Porangatu e São Miguel do Araguaia (via Novo Planalto).

Outra empresa habilitada e que já vai iniciar a operação de outros dois trechos disponibilizados no primeiro edital é a Expresso Itamarati, que atenderá as linhas Caçu a Caiapônia (via GO-364 e Jataí) e Rio Verde a Aporé (via Caçu).

O segundo edital disponibilizou 13 linhas, para as quais duas empresas se habilitaram: A Real Maia, e a Rio Novo Transportes e Turismo Ltda, ambas para operação da linha Goiânia a Aragarças (via Iporá e Piranhas.

Já o terceiro edital, que disponibilizou 14 linhas para os investidores, tendo sido autorizadas até o momento 4 linhas para duas empresas: a Primeira Classe que vai operar as linhas Itumbiara a Caldas Novas (via Buriti Alegre) e Itumbiara a Caçu (via Cachoeira Dourada); e a Real Expresso que fará as linhas Goiânia a Cavalcante (via Anápolis e Niquelândia) e Goiânia a Cavalcante (via Anápolis e Alexânia).

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

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