AGR apreende mais 6 veículos em fiscalização nas estradas goianas


Objetivo das fiscalizações é garantir a segurança de passageiros do transporte rodoviário intermunicipal e coibir a circulação do transporte clandestino entre cidades goianas

A Agência Goiana de Regulação (AGR), por meio da Coordenação de Fiscalização de Transporte, realizou, entre os dias 29 de abril e 03 de maio, mais uma ação de fiscalização no transporte intermunicipal de passageiros nas estradas goianas. As medidas visam garantir a segurança dos usuários que dependem destes serviços para se deslocar entre os municípios e coibir o transporte irregular de passageiros que coloca em risco a vida das pessoas.

Em cinco dias de fiscalização, foram realizadas 124 abordagens e lavrados 39 autos de infração por diversas irregularidades, com 6 veículos removidos para pátios públicos, sendo três remoções por transporte clandestino, duas remoções de empresas autorizatárias que estavam usando licença de fretamento para operar em caráter de linha regular e um ônibus que fazia o fretamento contínuo de funcionários sem qualquer autorização.

Os fiscais da AGR percorreram os municípios de Itaberaí, São Luís de Montes Belos, Jussara, Iporá, Cidade de Goiás, Nova Glória, Rubiataba, Itapaci, Uruaçu, Anápolis, Goianápolis, Silvânia, Vianópolis e municípios da região metropolitana da capital.

Dentre as irregularidades flagradas, destaca-se a de uma caminhonete Hilux que operava no transporte irregular de passageiros de forma reiterada na região do Vale do São Patrício. O veículo já havia sido flagrado e autuado em outras ocasiões pelos fiscais da AGR, numa clara demonstração de descaso por parte do operador em relação às leis de trânsito, e colocando em risco a segurança dos passageiros.

No acumulado do ano, entre janeiro e a primeira semana de maio, às ações de fiscalização nas estradas goianas já resultaram em 2.603 abordagens em 150 cidades diferentes, com 521 autos de infração e 81 veículos removidos/guinchados para pátios públicos credenciados pela agência. Essas ações de fiscalização da AGR são realizadas com o apoio da Polícia Militar de Goiás (PMGO), mediante convênio.

Riscos do transporte irregular

O transporte ilegal coloca em perigo a vida das pessoas, uma vez que os veículos não são vistoriados com frequência, os condutores não são devidamente qualificados e as empresas não oferecem seguro para os passageiros.

Visando conscientizar a população sobre os perigos do transporte ilegal, a AGR tem realizado em suas mídias sociais campanhas de conscientização sobre os perigos de uma viagem clandestina. A agência tem incentivado as empresas interessadas em prestar o serviço de transporte intermunicipal de passageiros a fazerem o cadastro no órgão para realizar o transporte de passageiros de forma legal.

Além disso, a AGR tem investido em tecnologia e em equipamentos para as atividades fiscalizatórias, também renovando a frota de veículos para dar mais efetividade às ações.

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo