Cai o número de reclamações sobre os serviços de energia em Goiás
Relatório da Ouvidoria Setorial da AGR mostra que os consumidores registraram 31,44% menos reclamações nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Falta de energia foi a principal causa para os registros
A Ouvidoria Setorial da Agência Goiana de Regulação (AGR) divulgou, nesta sexta-feira (03/03), relatório de acompanhamento das reclamações feitas pelos usuários, nos meses de janeiro e fevereiro, relativas aos serviços de energia elétrica no estado de Goiás. De acordo com o documento, nestes dois primeiros meses, em que a Equatorial Energia passou a operar o sistema, foram registradas 1.103 reclamações, 31,44% menos que no mesmo período do ano passado, quando os usuários procuraram a agência para fazer 1.609 reclamações.
A falta de energia foi a tipologia que recebeu mais reclamações dos consumidores neste ano, 314 registros, ou 28,47% do total de reclamações. No ano passado, essa tipologia liderou a lista de reclamações com 560 registros, ou 34,8%. No comparativo com 2022, a redução nesse item este ano foi de 43,93%. Também houve redução em relação aos registros relativos a ligações. Neste ano, o número foi de 30 registros, ou 2,72% do total, 83,60% menos que nos meses de janeiro e fevereiro do ano passado, quando foram registradas 183 reclamações, ou 11,37% do total.
Houve também redução nas reclamações referentes às tipologias extensão de rede, 97 neste ano contra 134 no início do ano passado; variação de consumo, 41 nestes dois meses, contra 102 no mesmo período do ano passado; interrupções frequentes, que ficou em 66 reclamações em 2023, contra 85 nos meses de janeiro e fevereiro de 2022; faturamento de microgeração, que teve 35 registros, contra 53 no mesmo período do ano passado; e cobrança por irregularidade, que teve apenas 7 registros este ano, quando 25 foram registradas no mesmo período de 2022.
Já as tipologias flutuação/variação/oscilação, conexão de microgeração e ressarcimento por danos elétricos apresentaram uma variação para mais e são pontos de atenção da AGR/Aneel, no acompanhamento da prestação de serviços no estado de Goiás nessa fase de adaptação da nova prestadora. Na tipologia flutuação/variação/oscilação, o aumento foi de 68 para 78 registros de reclamação. Quanto à conexão de microgeração, os consumidores apresentaram 141 reclamações este ano, contra 38 no ano passado; e sobre ressarcimento de danos elétricos, foram 36 demandas neste ano, contra 29 no mesmo período do ano passado.
Das 1.103 reclamações apresentadas em janeiro e fevereiro deste ano pelos consumidores junto ao Sistema Geral de Ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (SGO/Aneel), ligado à Ouvidoria da AGR, 595 foram em janeiro e 508 em fevereiro. No ano passado, essa proporção foi mantida, com 864 reclamações no mês de janeiro e 745 no mês de fevereiro. No ranking nacional de reclamações do Sistema Geral de Ouvidoria da Aneel, a Equatorial Energia ocupou a sétima colocação em janeiro de 2022, com 4,55% das reclamações em todo o país, e na mesma posição, com 5,29% das reclamações em janeiro deste ano.
Acompanhamento
Segundo o ouvidor setorial da AGR, Francisco Vieira de Macedo, responsável pelo relatório, apesar de ser um tempo curto em que a Equatorial está operando no estado de Goiás, já se verifica uma redução no número de reclamações na maioria das tipologias, inclusive na falta de energia, apesar do grande volume de chuvas fortes em todo o estado nesse período. “Verificamos, também, um aumento do número de equipes de correção da equatorial nas ruas e isso tem contribuído para diminuir o tempo de atendimento, tanto na região metropolitana de Goiânia quanto no interior”, disse.
Conforme ressaltou o ouvidor, a AGR vai continuar acompanhando de perto os números. “Principalmente nos itens de falta de energia, extensão de rede e geração distribuída, que ainda requerem muita atenção aqui no estado de Goiás”, afirmou.
Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás