Regulação sai fortalecida e mais qualificada do Congresso da Abar


Foto: Abar


Entidade divulgou nesta terça-feira (16/11) avaliação e depoimentos de organizadores e participantes do evento que reuniu mais de 800 pessoas em Foz do Iguaçu. Presidente da AGR, gestores e técnicos participaram de debates e também com artigo em Coletânea lançada durante congresso

A Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) divulgou nesta terça-feira (16/11) um balanço do XII Congresso Brasileiro de Regulação e 6a. Expo ABAR, em que o presidente da entidade, Fernando Franco, se declara “feliz e realizado”, ao comemorar o sucesso do evento, que é o maior sobre a atividade regulatória da América Latina. O Congresso presencial reuniu mais de 800 pessoas na semana passada, em Foz do Iguaçu, no Paraná. “A realização e o sucesso deste congresso traduzem a força e a garra do regulador”, comentou.

O encontro foi realizado entre os dias 10 e 12 de novembro e contou com dois eventos paralelos, o Forum Ibero-americano de Regulação (FIAR), no dia 9, e o Encontro dos Entes Reguladores dos Serviços de Saneamento Básico e Recursos Hídricos dos Países Ibero-americanos e da Comunidade de Língua Portuguesa (Ersan), no dia 11. O presidente da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR), Marcelo Nunes de Azevedo, gerentes de Saneamento e Energia Elétrica, técnicas das duas áreas, e o ouvidor setorial da agência participaram do evento.

Segundo noticiou a Abar, na sexta-feira (12/11), ao encerrar o Congresso, Fernando Franco agradeceu nominalmente a cada integrante da organização do evento, da diretoria e do gabinete da ABAR, e fez um balanço positivo do encontro: “Pela primeira vez na história da ABAR tivemos um congresso em que trabalhamos de forma conjunta e igualitária todos os segmentos da infraestrutura do País: Energia, Comunicação, Governança, Transporte, Saneamento, Gás”.

“Foi uma decisão difícil e corajosa da diretoria da ABAR fazer este Congresso de forma presencial”, comentou o vice-presidente do Centro-Oeste da ABAR, Vinícius Benevides (Adasa), que já foi presidente da entidade e responsável pela organização de duas edições do Congresso. “E, mesmo com todas as restrições, tivemos o mesmo número de participantes da última edição, realizada antes da pandemia, em 2019”, ressaltou.

Ao longo de quatro dias, incluindo os dois eventos paralelos, foram realizados 50 painéis de debates, palestras e mesas redondas, em cinco áreas temáticas, que contaram com a participação de 150 palestrantes e moderadores de diferentes formações e origens, proporcionando um amplo painel do conhecimento acumulado, no País e fora dele, sobre a regulação e os setores regulados. Além dos debates, o Congresso foi palco para a apresentação de 162 Trabalhos Técnicos de reguladores de todo o País, e contou ainda com a 6a. edição da Expo ABAR, que reuniu 23 expositores em 18 estandes.

O XII Congresso ABAR teve como tema central “O papel da regulação e o desenvolvimento sustentável do Brasil”, ideia que orientou painéis, palestras e trabalhos técnicos.

Veja matéria completa no site da Abar, pelo link: abar.org.br/

Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo