Famílias de Anápolis comemoram aniversário da cidade com atendimento do Aluguel Social
Mais de 370 cartões do programa são entregues nas comemorações de 116 anos do município, que agora alcança marca de mais de 2 mil atendimentos
O aniversário de Anápolis foi comemorado nesta segunda-feira (31/07) com novas histórias de vida entrando para o Aluguel Social do Governo de Goiás. O programa executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab) convocou no feriado municipal 378 famílias para receber os cartões, tornando-se assim aptas a receber R$ 350 mensais pelos próximos 18 meses. A entrega, realizada no Centro de Convenções, contou ainda com atendimento do programa Mais Empregos, da Secretaria da Retomada, que auxilia na qualificação e recolocação profissional.
Motivos para comemorar a data não faltaram. “Está sendo perfeito, porque, por incrível que pareça, meu aluguel aumentou bem neste mês e a gente estava passando ainda mais aperto”, conta Naiane Rodrigues Silva, 28 anos, desempregada. Ela vive com o marido e dois filhos pequenos e já não sabia como resolver a situação. “Quando vi meu nome na lista, pulei de alegria. Minha mente agora está em paz e meu coração, tranquilo”, afirma.
Pais de Heloá e Jesaniaz, a dona de casa Cíntia Alves Borges, 23 anos, e o pedreiro Reinaldo Martins Borges, 36, também vislumbram dias menos tensos no quesito moradia. “Passamos muita dificuldade e o benefício vai nos ajudar muito”, diz Reinaldo. Convicta de que o programa funciona, Cíntia, por sua vez, estimula todos que conhecem e também precisam a acreditar. “Está chegando para quem realmente precisa. A gente fez a inscrição, confiou e hoje estamos aqui”, comemora.
Secretário da Infraestrutura (Seinfra), Pedro Sales explica como os beneficiários terão acesso ao recurso de R$ 350. “Hoje vocês vão receber um cartão, que tem uma referência – o nome e um código. Ao baixar o aplicativo do Aluguel Social no seu celular, haverá uma espécie de conta digital com o valor e você poderá fazer o pix para o proprietário do imóvel onde você aluga”, destaca.
Esse benefício, reforça o secretário, assegura que as famílias não passem para uma situação de vulnerabilidade ainda maior. “Garatimos que as famílias continuem na casa e ainda passem a ter uma renda extra para destinar à alimentação, vestuário, remédio, tudo que for essencial para a segurança”, finaliza.
Outras cidades
Assim como na cidade aniversariante, a renovação do benefício alcançará outras famílias até o fim deste ano. De agosto a dezembro teremos serão realizados novos atendimentos em diversos municípios. Ao todo, são cerca de 40 mil famílias beneficiadas simultaneamente em todo do Estado.
Depois de buscar o cartão e acionar o aplicativo para receber o benefício, a família receberá a primeira parcela em cerca de 7 dias úteis. A partir de então, o repasse sempre será feito no dia 28 de cada mês ou no primeiro dia útil seguinte. Elas também terão prazo de 60 dias para enviar o contrato de aluguel à Agehab, pelo site, pelo qual também deverá será feita a prestação de contas.