Empresas entregam propostas para DaiaPlam
Nova área do Daia, o DaiaPlam conta com 1,7 milhão de metros quadrados e tem capacidade para receber cerca de 100 indústrias. Expectativa é gerar 20 mil novos empregos diretos e indiretos para Goiás
Técnicos da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) receberam, nesta terça-feira (28), as propostas das empresas que pretendem investir no DaiaPlam, expansão do Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). Com 1,7 milhão de metros quadrados (m²), a nova área tem capacidade para receber 100 indústrias, com expectativa de gerar 20 mil novos empregos diretos e indiretos para Goiás.
Essa é a primeira vez no estado que a comercialização de lotes em polos industriais se dará por meio de licitação pública. Para o diretor Técnico da Codego, Alcestes Fontoura, a modalidade é um avanço que, além de garantir segurança jurídica, atende uma demanda do empresariado.
“Era um pedido antigo por áreas não só para a expansão das indústrias já instaladas, mas também para poder receber novas empresas no município. Essa possibilidade de ampliação vai gerar um valor significativo de recursos no mercado e aquecer também a economia goiana. Além disso, estimamos a criação de até 20 mil novos empregos. Dessa forma, conseguimos avançar com recursos no sentido econômico, tributário e social também para o estado”, destaca.
Como explica o engenheiro civil da Seinfra e presidente da Comissão Especial Mista de Licitação, Felipe Machado, o objetivo desse processo é garantir as mesmas oportunidades e condições para todas as empresas que buscam investir no Daia, além de transparência em cada etapa. Na sequência, as propostas serão contabilizadas e analisadas.
“Para isso, criamos um edital com os critérios técnicos de seleção, que foram definidos após uma consulta pública. É um processo novo e o Estado inova nesse ponto”.
Segundo Machado, após a análise da documentação apresentada, as empresas participarão de um ranking e terão prioridade na escolha de áreas aquelas que contribuírem, por exemplo, com o desenvolvimento econômico de Goiás, se comprometerem com a geração de empregos e riquezas; recolhimento de impostos; desenvolvimento de tecnologia e observância das normas ambientais.
Codego – Governo de Goiás