CGE acompanha reunião do Comitê de Compliance da Seinfra

A reunião do Comitê Setorial de Compliance da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), promovida nesta sexta-feira (21/06), contou com a participação de auditores da Controladoria Geral do Estado (CGE). A equipe da Subcontroladoria de Auditoria Interna e Controle da CGE analisou o nível de internalização da “Gestão de Riscos” pelos proprietários de risco na Secretaria, assim como o comprometimento da alta gestão com o Programa de Compliance Público (PCP). Essa é uma das etapas de avaliação para o Prêmio de Governança 2024 do PCP do Governo de Goiás.   

Subsecretário de Controle Interno e Compliance, Cláudio Casalini enfatizou o empenho e o incentivo do secretário da Infraestrutura, Pedro Sales, para o cumprimento de todas as normas do PCP. “O secretário é um assíduo do Programa de Compliance. Por onde passou, seja na administração direta ou indireta, ele sempre atuou e determinou que todas as equipes seguissem o programa nos quatro eixos, e aqui na Seinfra não é diferente”, afirmou.  

Em uma breve retrospectiva, o superintendente de Gestão Integrada, Rivael Aguiar, recordou dos passos para a elaboração do Mapa Estratégico da Seinfra, destacando o alinhamento das metas da Seinfra com Plano Plurianual (PPA) do Estado, e apresentou como são promovidos, rotineiramente, o monitoramento e a revisão das metas estabelecidas para a Secretaria até 2027.  

Já a subsecretária de Políticas Habitacionais, Parcerias e Inovação, Eliane Simonini ressaltou que a promoção da cultura do Compliance está entre as metas elencadas no Mapa Estratégico da Seinfra. “É algo desafiador, mas fundamental, porque quando trabalhamos dentro desses pilares, temos mais segurança e um alinhamento geral para alcançar os resultados”, e completou: “Com ética, eficiência e, principalmente, mais transparência, vamos entregar o melhor serviço aos cidadãos.”    

Além do monitoramento das metas do Planejamento Estratégico, a pauta da reunião envolveu a aprovação do relatório quadrimestral 1Q24 e a aprovação da Matriz de Riscos Estratégicos. Dentro dessa temática, foi apresentado como é executado o monitoramento de riscos que envolvem duas metas estratégicas da Seinfra, relacionadas ao saneamento básico e à habitação de interesse social.  

O assessor de Relações Institucionais, Ricardo Correia, demonstrou o monitoramento relacionado à estruturação e acompanhamento das Microrregiões de Saneamento Básico, que são fundamentais para a universalização do saneamento básico em Goiás.  Enquanto a superintendente Kelle Cristina Assis de Castro explanou sobre a gestão de riscos relativa à meta de formulação de políticas públicas e estratégicas inovadoras de habitação e regulação fundiária para a redução do déficit habitacional no Estado.  

Secretaria da Infraestrutura – Governo de Goiás 
Fotos Gabriel Augusto

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo