PCGO prende trio no RJ investigado por golpe em produtor rural goiano; grupo agia em todo Brasil
Nas buscas realizadas, os policiais apreenderam dezenas de celulares, reforçando que o grupo utilizava diversos aparelhos para praticar golpes em diferentes estados do Brasil

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, deflagrou, na última terça-feira (30/09), a Operação Câmbio Fantasma e prendeu três pessoas por golpe a um produtor rural goiano. Também foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e bloqueio de R$ 150 mil em ativos financeiros, além da apreensão de veículos, imóveis e dezenas de aparelhos celulares. A ação ocorreu em três cidades do Rio de Janeiro, a capital fluminense, Resende e Itatiaia.
A investigação começou após a vítima ser contatada por meio de um aplicativo de mensagens por um perfil falso que se passou por pessoa de sua confiança. O criminoso ofereceu a compra de dólares em condições atrativas e a vítima acabou transferindo cerca de R$ 143 mil via PIX. Logo depois, as mensagens foram apagadas.
Durante a investigação, a PCGO constatou que os envolvidos, todos moradores do Rio de Janeiro, aplicavam golpes semelhantes em todo o território nacional. O grupo utilizava empresas de fachada, contas bancárias de “laranjas” e sucessivas transferências para dissimular a origem do dinheiro, caracterizando uma verdadeira associação criminosa interestadual voltada à fraude e à lavagem de capitais.
Nas buscas realizadas, os policiais apreenderam dezenas de celulares, reforçando que o grupo utilizava diversos aparelhos para praticar golpes em diferentes estados do Brasil.
A operação contou com o deslocamento de policiais civis de Goiás e o apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Um dos alvos segue foragido, mas a expectativa é de que seja preso nos próximos dias.
Fotos: Divulgação/PCGO
Gerência de Comunicação da Polícia Civil de Goiás – Secretaria de Segurança Pública – Governo de Goiás










