Procon Goiás orienta consumidores acerca de campanhas de negociação de final de ano
Com a chegada do final do ano, com intuito de restabelecer o crédito do consumidor para que o mesmo volte a consumir nessa época do ano, muitas empresas facilitam o pagamento de dívidas para pagamento à vista ou parcelado e, é muito comum, também nessa época, consumidores receberem cartinhas de campanha de negociação de dívidas com descontos, aparentemente, imperdíveis.
No entanto, o Procon Goiás faz um alerta a esses consumidores, pois nem sempre, todas as propostas são imperdíveis como aparentam ser. Isso se deve ao fato de algumas empresas elevarem bastante o valor da dívida, para incluir um desconto de 80%, 90% sobre o valor do débito atualizado.
Neste caso, o Procon Goiás ressalta que mesmo sendo, muitas destas propostas, de fato, um desconto tentador, o consumidor deve ter cautela antes de fechar qualquer acordo.
O consumidor pode procurar o órgão para que o mesmo faça o cálculo da dívida e verifique se aquele desconto é real. Mesmo que o desconto não seja de fato o anunciado na “cartinha”, ainda assim a proposta pode ter vantagem.
De posse do cálculo realizado pelo Procon Goiás, o consumidor poderá avaliar se aquela proposta é ou não vantajosa.
O órgão também alerta ao consumidor a concluir um acordo somente após analisar sua situação financeira e perceber que poderá assumir mais um compromisso financeiro sem desequilibrar as contas no final do mês, pois após o acordo ser concretizado e ocorrendo o atraso em qualquer uma das parcelas, além do acordo ser quebrado, e o consumidor perder qualquer desconto que por ventura tenha tido, uma nova dívida estará sendo iniciada.
Por isso, o Procon Goiás, por meio da Gerência de Pesquisa e Cálculo poderá auxiliar os consumidores que estão nessa situação na inadimplência e querem aproveitar essas oportunidades comuns em todo final de ano.
Para isso, o consumidor poderá solicitar previamente o cálculo em qualquer unidade do Procon nos Vapt Vupts, ou na sede do órgão. Após receber o cálculo, procurar o atendimento de renegociação de dívidas para fazerem as tentativas de acordos.
Dados estatísticos
Somente de janeiro a outubro deste ano, o Procon Goiás já atendeu 2.933 consumidores que solicitaram cálculos, e para esses consumidores foram realizados 20.870 cálculos.
Já o núcleo de negociação de dívidas atendeu nesse mesmo período, 6.129 consumidores, e desse total, 5.588 consumidores tiveram suas dívidas negociadas, ou seja, um percentual de 91,17% de êxito nas tentativas de acordo.
Assessoria de imprensa do Procon Goiás
3201-7134