Procon Goiás informa consumidores sobre novas regras de qualidade para telefonia fixa

O setor de telefonia ocupa quase sempre um dos primeiros lugares no ranking de atendimentos do Procon Goiás e nos demais órgãos de defesa do consumidor. Neste contexto, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou as novas regras de qualidade de telefonia fixa, que entrarão em vigor em junho deste ano.

A partir do final do prazo de adaptação, as empresas terão que enviar indicadores de qualidade à Anatel mensalmente. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) e estabelecem metas e obrigações revisadas para estes serviços.

Entre os dias 1º de janeiro e 7 de março o Procon Goiás registrou  1.300 atendimentos referentes à telefonia fixa. O número praticamente não variou, quando comparado ao mesmo período de 2012 quando 1.178 pessoas passaram pelo órgão pelo mesmo motivo.

Em 2013, o assunto mais demandado é relacionado á contratos, com 467 atendimentos. O problema foi seguido por cobrança indevida com 371 atendimentos e dúvidas sobre cobranças com 202 atendimentos.

Já em 2012, a maioria dos consumidores, 475, vieram ao Procon Goiás para resolver algum problema relacionado á cobrança indevida. Ao todo, 273 consumidores vieram até o órgão por causa de problemas com contratos e outros 263, devido a dúvidas sobre cobranças.

O que muda

  • As tentativas para a realização de chamadas fixas locais devem ser completadas em ao menos 93% dos casos.
  • As chamadas de longa distância terão um limite mínimo de 92% de sucesso, mesmo percentual para chamadas internacionais. Já as chamadas fixas na rede das prestadoras destinadas a seus centros de atendimento devem ser completadas em pelo menos 95% dos casos.
  • Quanto às reclamações, a relação do total de queixas contra prestadoras fixas em todos os seus canais de atendimento, e o número de conexões a seus serviços não poderá superar 4% num primeiro momento, caindo para 3% em 2014 e 2% em 2015. Esses valores valem para chamadas locais, de longa distância e internacionais.
  • O número de solicitações de reparo de conexões individuais não deve exceder 2 pedidos a cada 100 linhas.
  • Já na cobrança, considerada uma das principais causas de reclamações nas operadoras, o total de documentos com queixas de erro não deve ser superior a 2,5 documentos a cada 1.000.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
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Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065

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