Procon Goiás fiscaliza Black Friday e orienta consumidores acerca de seus direitos
Nesta sexta-feira, 27, ocorre mais uma edição do evento denominado Black Friday 2015. Nesta data lojas varejistas, virtuais e físicas, anunciam ofertas de produtos e serviços com grandes descontos.
O Procon Goiás já iniciou o monitoramento de preços dos principais varejistas do país para evitar a chamada “metade do dobro”, quando as empresas participantes elevam os preços antes da promoção para reduzir no dia para o valor real, também conhecida como “maquiagem de preços”.
A fiscalização do Órgão vai ocorrer mesmo após o encerramento da Black Friday e os comerciantes podem ser autuados por propaganda enganosa.
Com a finalidade de orientar os consumidores, enumeramos abaixo alguns cuidados necessários, antes de adquirir produtos ou serviços, neste período de promoção:
– Pesquisa antecipada: pesquise os preços dos produtos ou serviços desejados antes da compra em pelo menos três sites participantes da Black Friday e em outros fornecedores para verificar se a oferta é realmente vantajosa.
– Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens desnecessários, cujos valores se somados a outras dívidas podem dificultar o pagamento e levá-lo ao endividamento.
– Política de Privacidade: leia a política de privacidade da loja virtual, para identificar os compromissos assumidos pela loja virtual quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados. Importante que o consumidor fique atento aos requisitos de segurança para inserção de senhas e dados.
– Comprovação de Documentos: imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários. É importante fazer a reprodução da tela dos preços constando o horário e o domínio do site, pois a oferta deve ser cumprida conforme veiculado.
– A comercialização de produtos, ou serviços em loja, física ou online, deve observar as determinações do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Nas compras pela internet o consumidor tem o prazo de até 7 (sete) dias, contados do recebimento da mercadoria ou da contratação do serviço, para exercer o direito de arrependimento, ocasião em que pode cancelar a compra independente do motivo, sem que nenhum valor lhe seja cobrado.
– Frete: verifique se não houve o aumento do valor do frete, o que pode tornar o desconto menos vantajoso.
– Entrega: solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto, após examinar o estado da mercadoria. No caso de irregularidades, estas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.
– Produtos importados: os produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as regras nacionais.
– Confira o produto no ato do recebimento. Caso o produto apresente vícios depois da entrega, deverá ser encaminhado à assistência técnica. A loja física ou virtual tem o prazo de 30 dias para solucionar o problema, após este prazo o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto idêntico, a devolução integral do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.
– Em caso de redução de preços por vício, a informação deve ser prévia e clara. Porém, o vício não pode comprometer o funcionamento, utilização ou finalidade do produto.
Dicas de segurança:
Comprar pela internet é mais rápido e cômodo, mas é preciso tomar alguns cuidados.
• Verifique se o site é protegido pelo certificado SSL, que são o cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança, além de confirmar se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página pesquisada.
• Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do email.
• Cuidado ao clicar em links recebidos por e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail corresponde ao da loja. Esses links podem levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas para furtar seus dados.
• Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular.
• Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema.
• Prefira sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).
• Instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador.
• Nunca realize transações online em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
• Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas ficam mais lentas e, no caso de dúvidas, entre em contato com o SAC e os canais de rede social da empresa.
O consumidor que constatar qualquer irregularidade pode acionar o Procon Goiás, no período das 7 às 18h, por meio do disque denúncias 151 ou (62) 3201-7100, ou pessoalmente na sede, que fica na Rua 8 , nº 242, no centro da capital. Outro canal de atendimento é o Procon Virtual: www.webprocon.com.br/goias.
Assessoria de Imprensa do Procon Goiás
Larissa Oliveira: 8236-0565 / 3201-7134