Procon Goiás divulga pesquisa de preços para o dia dos pais e avalia o comportamento do consumidor

 

Camisa oficial de time de futebol pode variar até 99%

Perfume importado registra elevação média de preço anual de até 12%

Comportamento do consumidor é avaliado pelo PROCON Goiás

 

 

Juros altos, restrição ao crédito, inflação nas alturas e poder de compra reduzido. O momento é de muita cautela e controle dos gastos, no entanto, o consumidor deve avaliar cuidadosamente o seu orçamento, de forma que a compra do presente para o papai não se transforme em desequilíbrio financeira e dor de cabeça no futuro.

Por isso, o interessante é evitar a compra de produtos com valor elevado, evitar o parcelamento com juros a longo prazo, e, ainda, avaliar outras alternativas para a comemoração como um passeio, um jantar ou um almoço em família.

Como forma de auxiliar os consumidores, desde que procure aliar o gosto ao bolso na hora de escolher o presente, os técnicos do PROCON Goiás visitaram desde o dia 4/8 até ontem (5/8), 14 (quatorze) estabelecimentos comerciais na região central e em shopping da capital, verificando os preços de 25 (vinte e cinco) itens sugestivos como camisas oficiais de times de futebol, perfumes importados, barbeadores, celulares e notebooks, para presentear no próximo domingo dia 9/8.

Durante a pesquisa de preços, os pesquisadores ainda ouviram opiniões de alguns consumidores avaliando o seu comportamento em relação ao seu conhecimento dos direitos e deveres na relação de consumo e, ainda, hábitos na hora de comprar um produto ou contratar um serviço, conhecimentos de taxas de juros e etc.

Principais variações entre menor e maior preço

Com relação às camisas de time de futebol, diversos fatores podem influenciar no preço, como o ano, patrocinador, etc. No entanto, considerando apenas o time, as variações podem chegar até 99,92%. E o caso da camisa oficial do Goiás, com preços variando entre R$ 99,99 a R$ 199,90.

Já a camisa oficial do Vila Nova, os preços oscilaram entre R$ 179,90 a R$ 189,90, variação de 5,56%.

No caso dos perfumes importados, a maior variação encontrada foi no perfume Polo Double Black de 125 ml, com variação de 19,92%. Neste produto o menor preço encontrado foi de R$ 382,75 e o maior a R$ 459,00.

O Ferrari Black de 75 ml, cujos preços variaram entre R$ 191,90 a R$ 219,00, a variação chegou a 14,12%.

Se a intenção é presentear o papai com um barbeador, o consumidor poderá gastar na compra do mesmo produto (marca e modelo), a importância de R$ 139,90 até R$ 199,90. É o caso do barbeador Philips 6927 HQ, cuja variação entre menor e maior preço chegou a 42,89%.

Para os presentes mais sofisticados como os celulares e os netebooks, a variação de preços pode chegar a 16,27% e 22,25% respectivamente. No caso do celular Moto G 3ª Geração Dual Chip 8MP, 16 Gb (desbloqueado), os valores podem oscilar entre R$ 799,00 a R$ 929,00 e no caso do Notebook Positivo HD 320 2Gb, os valores oscilam entre R$ 899,00 a R$ 1.099,00.

Principais variações de aumento/redução médio nos últimos 12 meses

No caso dos perfumes importados, o levantamento de preços identificou em alguns itens, um aumento médio nos últimos 12 meses, de 12,62%. É o caso do perfume importado Polo Double Black de 125 ml que passou do preço médio de R$ 385,00 (08/2014), para R$ 433,58 (08/2015).

Já a camisa oficial do Vila Nova, considerando o preço médio praticado em 08/2014, o reajuste foi de 11,00%, com o preço médio passando de R$ 166,57 (08/2014), para R$ 184,90.

Comportamento do consumidor no mercado de consumo

Em se tratando da política de troca de produtos, seja por gosto (no caso do vestuário), ou por vício do produto (no caso dos eletro eletrônicos), o consumidor ainda desconhecem seus direitos. E muitos ainda desconhecem as práticas abusivas quando do pagamento com cartão de crédito.

Apesar de ser uma liberalidade de troca do fornecedor para com o consumidor, no caso de troca de pessoas do vestuário, 86% das pessoas ouvidas na pesquisa de comportamento, disseram que o lojista é obrigado a realizar a troca e para 80% dos entrevistados, dentro do prazo de garantia, caso o produto apresente algum “defeito”, a loja é obrigado a trocar o produto. E para 95% dos

consumidores ouvidos na pesquisa, a loja pode cobrar mais caro, na compra de um produto à vista, se o consumidor for utilizar o cartão para pagamento. Prática abusiva e que deve ser denunciada pelo consumidor.

Neste caso é importante ressaltar que a política de troca por motivo de gosto, é uma liberalidade entre consumidor e fornecedor. Apenas nos casos em que houve o acordo, preferencialmente por escrito e com o prazo para que a troca seja estipulada é que a troca deve ser realizada. Já nos casos de eletro-eletrônicos, cujo produto dentro do prazo de garantia apresentou algum problema, este deverá ser encaminha à assistência técnica para reparo. A troca só é devida quando o prazo de 30 dias for ultrapassado na assistência sem a solução do problema.

Com relação às cobranças indevidas, sem justificativa, 62% das pessoas ouvidas na pesquisa não sabia que tem direito de recebimento em dobro nesses casos. E apenas 24% dos consumidores entrevistas sabiam que o recebimento de produto sem ter sido solicitado é considerado como brinde.

Já o CET – Custo Efetivo Total, que é o percentual que deve ser observado relativo ao custo do empréstimo ou do financiamento, muito mais importante do que a própria taxa de juros, ainda é desconhecida por 95% dos entrevistados.

Já em relação aos hábitos de consumo e intenção de compra do presente para os pais, a boa noticia para o comércio é que, considerando os consumidores ouvidos durante a coleta de preços, 73% disseram que pretende comprar o presente e que a forma de pagamento a ser utilizada será o dinheiro para 56%, seguido pelo cartão de crédito para 38% dos consumidores. Além de pagar em dinheiro, 95% dos consumidores disseram que costumam pesquisar antes de realizar a compra e inclusive, 90% tem o habito de pechinchar um desconto, já que o pagamento em dinheiro facilita a negociação.

No entanto, apesar de mais da metade dos entrevistados, 53%, terem dito que tem noção das taxas médias de juros praticadas pelas administradoras de cartão de crédito cobradas no caso de atraso, a maioria, 62%, a taxa varia entre 2% e 5%. Apenas 13% disseram que as taxas são de aproximadamente 10% ou mais por mês.

 

Para acessar o relatório clique aqui

Para acessar a planilha de preços clique aqui

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