Procon Goiás divulga pesquisa de preços de tarifas bancárias

Entre os dias 10 e 25 de fevereiro de 2014, técnicos do Procon Goiás visitaram oito instituições bancárias de Goiânia, verificando os preços máximos cobrados em 21 (vinte e um) tipos de tarifas bancárias considerados “serviços prioritários”.

Principais variações entre o menor e o maior preço pesquisado

73,33% foi a variação de preços da tarifa de saque realizado nos guichês de atendimento pessoal. Os preços cobrados por cada evento foi de R$ 1,50 a R$ 2,60.

Já a tarifa cobrada para a realização de depósito identificado, teve oscilação entre R$ 2,70 e R$ 4,65, chegando a 72,22% de variação.

O fornecimento de extrato mensal, realizada nos TAA (Terminais de Auto Atendimentos), variou de R$ 1,40 a R$ 2,48, variação de 77,14%.

Já a tarifa para exclusão do cadastro de cheque sem fundos (CCF), pode variar de R$ 29,18 a R$ 51,80, 77,52% de variação.

46,15% foi o percentual de variação verificado na tarifa de transferência por meio de DOC/TED, realizada nos terminais de auto-atendimento, com preços variando entre R$ 6,50 e R$ 9,50.

Deixar de utilizar os guichês de auto-atendimento para utilizar os guichês de atendimento pessoal pode significar um acréscimo de até 75,00% pelo mesmo serviço

Como forma de incentivar o consumidor a utilizar os terminais de auto-atendimento, é muito comum os valores cobrados pela tarifa, quando realizado por meio desse tipo de atendimento, inferior aos valores cobrados, pelo mesmo serviço, nos guichês de atendimento pessoal.

Para se ter uma ideia, a tarifa cobrada para a realização de um saque, quando realizado por meio dos terminais de auto-atendimento, é de R$ 1,80. No entanto, neste mesmo banco, ao utilizar esse mesmo serviço, nos guichês de atendimento pessoal, a tarifa pode chegar a R$ 2,60, representando um acréscimo de 44,44%.

No caso do fornecimento de extrato bancário, o acréscimo pode chegar a 75,00%. Em um mesmo banco, enquanto esta tarifa para o serviço realizado nos terminais de auto-atendimento é de R$ 2,00, nos guichês de atendimento pessoal o valor pode chegar a R$ 3,50.

Orientações gerais

Conhecer os seus direitos pode representar economia na manutenção da conta junto a uma instituição bancária. Além dos serviços considerados prioritários (passíveis de cobrança), há também um leque de serviços considerados essenciais, e que não podem ser cobrados até a quantidade estipulada para cada tipo de serviço.

Dentre os serviços considerados essenciais (gratuitos), citamos o fornecimento de cartão com função débito, ate quatro saques por mês, até duas transferências entre contas na própria instituição, até dois extratos por mês com a movimentação dos últimos trinta dias, até 10 folhas de cheques por mês, desde que o correntista reúna os requisitos necessários para a utilização de cheques, etc.

Portanto, é bom avaliar a quantidade de serviços utilizados em média no mês e avaliar se esses serviços gratuitos suprem a necessidade.

Acesse aqui o RELATÓRIO completo da pesquisa.

Acesse aqui a PLANILHA completa da pesquisa.

26/02/2014

Mais Informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
imprensa@procon.go.gov.br
(62) 3201-7134
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Lucas Carvalho: 8197-0470 /// 8126-1142
Eurico Rocha: 8529-1065 /// 8447-1881

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