Procon Goiás divulga pesquisa de preços de presentes para o Dia dos Namorados
Divulgação da pesquisa de preços para o dia dos namorados pelo Procon Goiás tem preocupação principal com o endividamento
Depois do Natal e Dia das Mães, a comemoração do Dia dos Namorados é a terceira melhor data para o comércio. E foi pensando em auxiliar esses consumidores apaixonados, que o Procon Goiás visitou entre os dias 4 e 7 de junho, diversos estabelecimentos na capital, verificando os preços de 50 (cinquenta) itens sugestivos pra presentear nesse dia 12 de junho, como celulares, tablets, notebooks, óculos de sol, perfumes importados e camisas de times de futebol.
Evitar o endividamento é a principal preocupação do órgão
Com a inflação andando a passos largos, e com o aumento no percentual de famílias endividadas, registrado no mês de maio, é primordial ao consumidor ter paciência, cautela e, principalmente, inteligência para saber lidar com suas finanças de forma a comprar um presente que esteja de acordo com sua capacidade de pagamento, sem comprometer o orçamento doméstico, evitando o parcelamento a longo prazo, mas sem deixar passar em branco essa data tão especial.
Todos sabem que o ideal é poupar pra comprar depois, mas pra quem não teve essa preocupação e pretende comprar algum produto parcelado, é necessário tomar alguns cuidados, como por exemplo, desconfiar de parcelamento sem juros. Neste caso, faça uma pesquisa de preços em outros estabelecimentos e comprove se o produto, de fato, está sendo vendido sem a cobrança de juros.
Caso o produto que se pretende adquirir, será comprado de forma parcelada, com a incidência de juros, atente não apenas à taxa de juros, mas principalmente ao Custo Efetivo Total (CET), onde estará incluso, em forma de percentual, além dos juros, todas as outras despesas que irão incidir sobre o produto como seguro, IOF, taxa de cadastro e etc.
Compare ainda o valor do produto à vista, com o montante final a pagar e veja se valerá a pena contratar essa dívida. Não esquecendo que imprevistos podem acontecer, o que pode resultar em situação de inadimplência.
Pesquisa de preços resulta em grande economia, inclusive em produtos idênticos
Com relação aos perfumes, podemos citar o Kouros – Yves Saint Laurent, de 100 ml, que foi encontrado com preços entre R$ 219,90 e R$ 299,00, variação de 35,97%.
Já o perfume feminino, Dolce & Gabbana, de 100 ml, teve variação de 27,01%, com menor preço encontrado a R$ 329,90 e o maior a R$ 419,00.
Com 39,14% de variação, o secador de cabelo GAMA Italy Compact 3.6 Gold, foi encontrado de R$ 99,90 a R$ 139,00.
Um barbeador Aqua Touche AT751 Philips pode ser encontrado desde R$ 199,00 a R$ 219,90, variação de 10,50%.
Uma economia equivalente a R$ 400,00 pode ser conseguida se a pesquisa for feita, como por exemplo, no Notebook Sony VAIO SVE14A25CBS, Intel i5 6GB LED 14” Windows 8, cujos preços estão entre R$ 2.799,00 a R$ 3.199,00, variação entre menor e maior preço de 14,29%.
Com a maior variação, dentre os produtos idênticos, destacamos o celular smartphone Samsung Galaxy SIII – 19300, android 4.0, 3G, camera 8MP, 16 GB, que foi encontrado ao menor preço no valor de R$ 1.149,00 e o maior preço a R$ 1.999,00, variação de 73,98%.
Com 56,54% de variação, a camisa oficial do Corinthias (menor preço na loja), foi encontrada com preços entre R$ 139,90 e R$ 219,00, variação de 56,54%.
Interessante ressaltar que a coleta de preços é feita, in loco, com a presença de um funcionário da empresa, autorizado a atender os pesquisadores do órgão, onde atestam, por meio de assinatura, a veracidade das informações divulgadas pelo Procon Goiás.
Conhecer a taxa de juros é importante, mas saber o custo total da compra e os encargos cobrados em caso de inadimplência é fundamental
Analisando um tablóide de uma loja do centro da capital, os produtos referente a eletros, parcelados em até 15 vezes no carnê, são cobrados taxas de 6,30% ao mês, ou seja, 108,16% ao ano.
No entanto, o Custo Efetivo Total que será pago pelo consumidor, na realidade, é de 146,64% ao ano, ou seja, 38,48 p.p. a mais, o que significa que o consumidor pagará, além do valor do produto, taxa de cadastro de até R$ 28,00 e ainda, o frete, onde o valor será calculado sobre o valor do produto, que de acordo com as regras desta empresa analisada, o valor mínimo do frete é de R$ 10,00 ou 2% sobre o valor da nota (valendo o que for maior).
Ou seja, são taxas e serviços cobrados, sobre o valor da compra, que o consumidor não tem a mínima noção, pois essas informações são aquelas, de letras pequenas, no rodapé dos tablóides.
Outro ponto em que normalmente não é atentado pelos consumidores, é no caso de atraso no pagamento. Em relação às regras desta empresa, em caso de inadimplência, será cobrado do consumidor a multa de 2% e pasmem, os juros de atraso de 12% ao mês.
Conhecer os direitos e obrigações pode evitar dor de cabeça durante e após a compra
Saber o que comprar e ter uma noção prévia dos preços ajuda o consumidor a não pagar mais caro pelo produto escolhido. Portanto, o ideal é sair de casa já com a noção do que pretende comprar e ter uma noção prévia dos preços praticados, com isso, a pesquisa do Procon Goiás dá uma mãozinha.
Troca de produtos por motivo de gosto
Peças do vestuário, calçados, etc, sempre são interessantes avaliar a possibilidade de troca por motivo de gosto (tamanho, cor, etc), antes mesmo de finalizar a compra. Saiba que o fornecedor não é obrigado a efetuar a troca por esse motivo. Caso seja dada essa opção, exija que esta informação conste por escrito. Sendo assim, o acordo firmado deve ser cumprido pela empresa, conforme o prazo previamente estabelecido.
Formas de pagamento: cheque ou cartão (débito/crédito)
As empresas não são obrigadas a aceitarem, como forma de pagamento, cheques ou cartão de crédito e débito. Porém, caso seja dado essa opção de pagameto, não poderá impor condições como, por exemplo, tempo mínimo de abertura de conta corrente pra aceitar o cheque, nem tão pouco, estabelecer valor mínimo para aceitar o cartão.
Teste do produto é primordial
É importante que os produtos eletroeletrônicos sejam testados antes da compra. Caso o consumidor, ao chegar em casa, constante algum problema, o lojista não é obrigado a efetuar a troca.
De acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor, o produto, dentro do prazo da garantia, deverá ser encaminhado à assistência técnica, que terá um prazo de até 30 (trinta) dias para resolver o problema.
É muito importante solicitar um documento, com data em que o produto foi deixado na assistência, pois, passados 30 (trinta) dias e o defeito não for sanado, o consumidor poderá solicitar um novo produto, a devolução do valor pago devidamente corrigido, ou ainda, caso queira ficar com o produto com defeito, poderá solicitar o abatimento proporcional do preço.
Acesse aqui o RELATÓRIO completo da pesquisa.
Acesse aqui a PLANILHA 1 da pesquisa.
Acesse aqui a PLANILHA 2 da pesquisa.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
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