Procon Goiás divulga balanço de fiscalização em papelarias de Goiânia
Com o início do ano letivo, aumenta a procura por materiais escolares nas papelarias. O Procon-Goiás com o objetivo de combater a venda de produtos impróprios para o consumo ou com divergência de preços, realizou durante toda a semana passada uma ação fiscalizatória em 19 (dezenove) papelarias de Goiânia.
Destes 19 estabelecimentos, 14 (quatorze) foram autuados por comercializar produtos vencidos, sem origem, sem data de fabricação e vencimento, ou com divergência de preços (diferença entre os preços informados na gôndola e os preços cobrados no caixa).
Os fiscais apreenderam vários produtos expostos à venda com validade vencida desde os anos de 2003, 2007 e 2008, como por exemplo: cola, tintas para colorir, tintas para tecido, lápis de colorir, borracha e cartuchos para impressoras; os quais são impróprios para o uso e consumo e causam riscos à saúde.
Foram apreendidos 2.284 unidades, sendo 22,5 litros e 51,36kg de produtos impróprios para o uso e consumo, os quais foram inutilizados e descartados no próprio local, na presença do proprietário ou representante do estabelecimento.
As empresas autuadas terão prazo de 10 dias para apresentar defesa escrita.
O consumidor que encontrar qualquer tipo de irregularidade pode acionar o Procon Goiás, por meio do disque denúncias 151 ou (62) 3201-7100, na sede, que fica na Rua 8, nº 242, Ed. Torres, Setor Central, nesta capital, e nos postos de atendimento, instalados nas unidades Vapt Vupts. Outro canal de atendimento é o Procon Web: www.webprocon.com.br/goias.
Assessoria de imprensa do Procon Goiás:
Larissa Oliveira 3201-7134 / 8236-0565