PROCON Goiás divulga balanço de fiscalização da Black Friday 2016
Nesta edição de 2016 da Black Friday, o PROCON Goiás fiscalizou dezenas de lojas físicas e virtuais em Goiás.
Entre os dias 29 de outubro e 24 de novembro, fiscais do PROCON Goiás estiveram nas ruas de Goiânia coletando preços de produtos em várias lojas do centro da cidade e também nos principais shoppings. A equipe também coletou preços do comércio eletrônico e criou um banco de dados para conferência de preços durante o dia 25 de novembro, quando ocorreu a Black Friday.
No dia do evento, a mesma equipe foi às ruas e ao comércio eletrônico para novo registro e comparação dos preços dos mesmos produtos, agora anunciados como em promoção. Em 40% dos estabelecimentos fiscalizados foram encontradas irregularidades.
Das onze lojas físicas visitadas, nove apresentaram algum tipo de infração. Já entre as lojas virtuais, 38 foram monitoradas e 11 violaram o Código de Defesa do Consumidor.
As principais ocorrências encontradas foram:
– Produto anunciado como em promoção, mas com o mesmo preço praticado em data anterior fora da promoção.
– Aumento de preço para simular desconto tentador.
– Produtos com divergência de preço.
– Produtos expostos à venda sem precificação.
Os fornecedores autuados têm o prazo de dez dias para apresentar defesa nos processos administrativos instaurados. A multa arbitrada pelo PROCON Goiás varia de acordo com o porte econômico da empresa, reincidência, gravidade da infração e vantagem auferida.
As reclamações e denúncias podem ser feitas através do Disque Denúncia (151 para Goiânia e (62) 3201-7100 para consumidores que moram no interior do estado), nos guichês de atendimento do PROCON Goiás (nas unidades dos Vapt-Vupts e na sede do órgão, na Rua 8, nº 242, Centro de Goiânia) e também em nosso atendimento pela internet no link proconweb.ssp.gov.br.
Assessoria de Imprensa do PROCON Goiás
Telefone: 3201-7134