Procon Goiás dá dicas sobre abastecimento em postos de combustíveis
O Procon Goiás já autuou 80 postos de gasolina somente neste ano, por vários tipos de infrações, dentre elas a falta de informação ao consumidor.
Com a finalidade de orientar os consumidores na hora de abastecer o veículo, o órgão dá as seguintes dicas:
- Abastecer preferencialmente no mesmo posto que seja de confiança ou escolher um que ostente a bandeira da distribuidora.
- Sempre fazer menção expressa do tipo de combustível desejado, para não ser colocado outro que não tenha sido requisitado. Mas se for abastecido com combustível de maior preço, sem a prévia informação do frentista, é direito do consumidor pagar o menor preço, como por exemplo, da gasolina comum.
- Observar se os preços informados na entrada do posto são os mesmos contidos na bomba e no cupom fiscal.
- Em caso de anúncio de um determinado combustível na entrada do posto a um preço e, ao solicitar este, o mesmo estiver em falta, o consumidor pode denunciar no Procon Goiás, por meio do telefone de denúncias 151, pois trata-se de violação às normas do consumidor.
- Se o consumidor suspeitar da qualidade do combustível ou da quantidade adquirida, pode ser solicitado ao frentista que faça o teste da proveta ou da litragem e o posto jamais pode se negar a realizar o teste. Caso o consumidor tenha dificuldade para entender e suspeitar da qualidade ou de fraude na litragem, pode denunciar ao Procon Goiás, a fim de que seja feita a constatação pelos fiscais do órgão.
- Todos os postos devem conter um informativo alertando o consumidor de qual combustível é mais vantajoso, se é abastecer com etanol ou gasolina, lembrando que caso o etanol esteja em até 70% do preço da gasolina, este é preço o mais vantajoso ao consumidor.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Michelle Rabelo: 9926-2522
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
0 Comments