Procon Goiás alerta: lojistas precisam repassar informações de forma clara para o consumidor
A superintendente do Procon Goiás, Darlene Costa, se reuniu na manhã desta quarta-feira (19/12) com os representantes do segmento lojista na sede do órgão. A necessidade da reunião surgiu com o aumento do consumo de produtos e serviços neste período festivo e o consequente crescimento das reclamações.
O encontro teve como pauta o cumprimento das normas de defesa do consumidor, principalmente no que diz respeito ao destaque dos preços à vista e a prazo, esclarecimento sobre as parcelas, forma de pagamento, troca de produtos, dentre outros pontos.
Além disso a gerente de fiscalização, Aline Montalvão, fez questão de explicar os procedimentos de fiscalização adotados pelo Procon Goiás, assim como o objetivo do órgão: tornar transparentes e harmônicas as relações consumeristas. Para isso a loja precisa deixar claro para o consumidor:
- Preço á vista em tamanho destacado
- Condições de pagamento
- Número e valor das prestações
- Taxa de juros
- Valor total do financiamento, caso a compra seja parcelada
Um dos tópicos abordados foi a Lei 10.962/2004 que dispões sobre a oferta e as formas de afixação de preços de produtos e serviços para o consumidor. Assim, entende-se que a informação precisa ser repassada de maneira clara para que o consumidor entenda com facilidade e de forma imediata. No caso da afixação dos preços, eles devem estar:
- Escritos nas etiquetas ou similares
- Afixados nos produtos
- Sem divergência
A superintendente Darlene Costa alertou os presentes sobre a forma de exposição da informação que precisa estar legível e ostensiva. Na etiqueta ou cartaz não podem ser utilizadas abreviaturas ou fórmulas matemáticas que dificultem a compreensão por parte de quem compra. Quanto as formas de pagamento:
- É ilegal a cobrança de preços diferenciados nas compras á vista e no cartão de crédito
- O lojista não pode limitar um valor mínimo nas compras feitas com cartão de crédito
Na ocasião estiveram presentes vários representantes do segmento lojista e o encontro foi considerado produtivo, tendo alcançado o objetivo inicial: tornar as compras do consumidor mais seguras. Na oportunidade foram sanadas dúvidas e repassadas orientações que pretendem melhorar a relação entre consumidores e lojistas.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-252
0 Comments