PROCON Goiás alcança 93,4% de êxito nas negociações de dívidas no mês de dezembro

O mais venal efeito da crise econômica atual, sem dúvida é o desemprego e um de seus maiores reflexos é o aumento considerável nos índices de inadimplência em todo o país.

Segundo o SERASA, em 2016 o Brasil fechou o ano com 59 milhões de pessoas com as contas em atraso, nada menos que 9,1% da população está inadimplente com algum compromisso financeiro a pelo menos 60 dias.

Em geral as dívidas mais comuns que formam o perfil da inadimplência no país são aquelas oriundas de cartões de crédito, prestações de compras no comércio e mensalidade de serviços públicos e privados como contas de telefone, água e luz; esta última sofreu fortíssimo reajuste no ano que findou.

Pesquisa nacional do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que 46,5% dos brasileiros inadimplentes não têm condições de pagar as dívidas em atraso nos próximos três meses.

Contudo, não é vantagem para os fornecedores continuar sem receber, nem impedir que seus clientes retornem às compras e é exatamente aí que entra o poder da negociação.

O Procon Goiás, através do Núcleo de Negociação de Dívidas, presta um importante serviço voltado para a re/negociação de dívidas em atraso, elaborando cálculos e intermediando com os fornecedores, enfim dando aquela força para livrar o maior número possível de consumidores desta triste realidade.

Para se ter uma noção exata, no mês de dezembro de 2016, segundo dados do SINDEC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – em Goiás, 331 consumidores solicitaram a realização de cálculos para averiguação da correção sofrida por dívidas em atraso.

Foram realizadas 716 negociações, das quais 93,4% resultaram em acordo.

Este processo de negociação se repete com certeza em todo o país, seja em órgãos oficiais de defesa do consumidor, cortes de conciliação, acordos extrajudiciais ou conciliação judicial.

Desta forma, fica demonstrado de maneira clara, que a boa e velha conversa, ainda é a melhor maneira de se costurar uma saída dessa situação tão angustiante que aflige a milhões de brasileiros.

O Procon Goiás, está à disposição de toda a sociedade, na certeza de um atendimento direcionado por um órgão oficial, juntando-se à necessidade do fornecedor de receber e do consumidor de pagar, formam ingredientes indispensáveis a uma conciliação de sucesso!

Assessoria de Imprensa PROCON Goiás

Telefone: 3201-7134

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