Negociação de dívidas no Procon Goiás chegou a 95% no mês de junho
Maior índice registrado desde o início do funcionamento do Núcleo de Renegociação de Dívidas
O que antes já era motivo de comemoração pelo Procon Goiás, superou as expectativas. Isso porque os índices de acordos nas tentativas de negociação dos consumidores junto às empresas, bancos e fornecedores em geral, que em média representava 75% de acordos com sucesso, neste mês de junho, de acordo com estatística da Gerência de Pesquisa e Cálculo, esse percentual chegou a 95,22%.
Foram atendidos 439 consumidores que buscaram auxílio junto ao órgão para negociar suas dívidas, seja para pagamento à vista ou parcelado, sendo que desse total, 418 consumidores tiveram êxito nos acordos, o que representa um percentual de 95,22% de sucesso.
De acordo com a superintendente do órgão, Darlene Araújo, são três pontos principais que explica esse alto índice de acordos: preparo e empenho dos atendentes no momento das tentativas de negociação; tratamento mais humano ao lidar com consumidores que já estão fragilizados pela situação financeira, e a disposição dos fornecedores em estarem mais abertos a negociar com seus clientes, com propostas de acordo, que de fato podem ser cumpridas pontualmente pelos consumidores.
O órgão orienta aos consumidores para que antes de partirem para uma tentativa de acordo, ter uma noção exata do valor atual da dívida, até mesmo para avaliar se a proposta oferecida é ou não vantajosa. Para isso, o órgão elabora para o consumidor os cálculos de dívidas simples como carnês em atraso, reajustes de lotes, escolas, consórcios, cheques, etc, como também aqueles considerados complexos como liquidação antecipada da dívida com desconto, revisional de empréstimos ou financiamento, bem como revisional de cartão de crédito.
Com relação a elaboração de cálculos, foram atendidos no mês de junho 354 consumidores, o que representou a elaboração de 2.098 (dois mil e noventa e oito cálculos).
Números
O cartão de crédito continua figurando no topo tanto relacionado à elaboração de cálculos, representando 40,76% do total realizados, e em segundo lugar, os cálculos referentes a liquidação antecipada. Ou seja, os cálculos realizados para consumidores que pretendem quitar antecipadamente seu empréstimo ou financiamento, representou 26,60% do total de cálculos realizados.
Vale ressaltar ainda que justamente pelo fato de ser uma modalidade de crédito muito fácil de utilizar, pois o crédito já está pré-aprovado, e também pela facilidade de utilização, o fato de não ter um controle adequado faz com que os consumidores fiquem na situação de endividado com o cartão de crédito, pois a prática comum do pagamento mínimo leva ao endividamento muito rápido e justamente essa modalidade de crédito é a principal dívida negociada pelo órgão, representando cerca de 55% do total.
Consumidores que estejam interessados tanto na elaboração de cálculos, quanto nos serviços oferecidos pelo órgão de tentativas de acordos podem ser solicitados tanto na sede como também nas unidades de atendimento Vapt Vupt.
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