Dobra o número de consumidores atendidos pelo Núcleo de Renegociação de Dívidas
O Procon Goiás, por meio do Núcleo de Renegociação de Dívidas, recebeu, apenas no mês de dezembro, 347 (trezentos e quarenta e sete) consumidores dispostos a negociar débitos junto aos fornecedores. Este número mais que dobrou, se comparado com o mês de novembro de 2011, onde 161 consumidores procuraram o órgão. É o que demonstra levantamento realizado pela Gerência de Pesquisa e Cálculo do Procon Goiás.
Do total de atendimentos, quase 70% (68,58%) obtiveram êxito nos acordos. Para o Procon, a explicação para a grande demanda se deve ao dinheiro extra recebido com o 13º salário, aliado ao interesse da classe empresarial em geral, na concessão de descontos e parcelamentos do valor do débito, como forma de restabelecer o crédito do consumidor na praça, prática comum todo fim de ano.
Se somados com dados parciais da primeira quinzena de janeiro deste ano, o número de atendimento sobe para 473, com 338 acordos efetivados, elevando o percentual de sucesso para 71,46%.
Curso
Para os consumidores atendidos pelo Núcleo, o órgão oferece um curso de Educação Financeira e Planejamento do orçamento doméstico, onde o consumidor recebe diversas orientações sobre o funcionamento e perigo que o mau uso do cartão de crédito pode trazer, orientações sobre as diferentes modalidades de crédito, orientações na elaboração da planilha do orçamento doméstico, bem como diversos assuntos relacionados ao consumo, de interesses dos consumidores.
No entanto, a frequência no curso não está sendo satisfatória. É muito importante para o consumidor entrar no estado de normalidade financeira, com a negociação de seu débito.
O próximo curso deverá ser ministrado no dia 3 de março (sábado). O Procon espera uma grande participação dos consumidores, que serão contactados, por telefone, a participar.
Caso concreto
Um consumidor, possuidor de dois cartões de crédito dos bancos Itaucard e Banco Santander, com débitos atualizados até a data da negociação nos valores de R$ 1.615,98 e R$ 2.689,93, respectivamente, foi firmado acordo para pagamento a vista, sendo o valor acordado para a quitação do débito total no valor de R$ 500,00 referente ao cartão do banco Itaucard e no valor de R$ 860,78 referente ao banco Santander.
Neste caso, a redução do valor da dívida atualizada, para pagamento à vista foi de 69,05% e 68,00%, respectivamente.
O desconto é uma liberalidade da empresa, devendo o consumidor, quando do acordo firmado, de forma parcelada, honrar, com pontualidade, os pagamentos, sob pena de quebra de acordo e retorno atual da dívida.
Mais Informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
(62) 3201-7134
Eurico Rocha (8447-1881 /// 8529-1065)
Michelle Rabelo (9926-2522)