Procon Goiás orienta consumidor sobre as liquidações de Natal

Logo após o Natal tem início as liquidações realizadas pelas lojas com o objetivo de vender o estoque de produtos por um valor promocional. Por isso, o Procon Goiás alerta os consumidores sobre os cuidados necessários no momento das compras.

Durante os famosos saldões de Natal, o consumidor precisa ter atenção redobrada quanto à política de trocas. A troca por problemas com cor, tamanho ou gosto, é uma liberalidade do estabelecimento comercial, mas se houver compromisso por parte do lojista, este deve ser feito por escrito constando o prazo da troca.

Se o produto apresentar algum problema de qualidade ou de quantidade que o torne impróprio para o consumo, a mercadoria deve ser encaminhada à assistência técnica ou ao fabricante e o fornecedor tem 30 dias para resolver a pendência. Caso não o fizer, o consumidor tem o direito de exigir a troca da mercadoria por outra igual ou a devolução da quantia paga com correção monetária ou, ainda, abatimento proporcional do preço.

Escolha

Mesmo se tratando de um período de promoções, é muito importante que o consumidor compare os preços, inclusive com empresas que não vendam os produtos com preços de liquidação. Uma dica é verificar as ofertas antecipadamente por meio de folhetos publicitários, lembrando que a oferta deve ser cumprida. Fazer uma espécie de cotação evita que o consumidor não comprometa seu orçamento a longo prazo. Se for parcelar, vale ficar atento aos juros.

O Código de Defesa do Consumidor determina que “toda informação ou publicidade veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação, com relação a produtos ou serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado”.

Compra

Evitar fazer as compras de forma apressada é uma boa dica. Assim ele pode avaliar e escolher com cuidado os produtos, verificando o estado da mercadoria e as informações contidas na embalagem.

O produto deve vir acompanhado por manual de instruções em linguagem clara, relação de empresas credenciadas que fazem a assistência técnica e certificado de garantia contratual.

No caso de itens vendidos com pequenos vícios (defeitos) o fornecedor deve colocar, detalhadamente, na nota fiscal ou recibo os problemas apresentados.

Pagamento

As opções de pagamento oferecidas pela loja devem ser verificadas e comparadas com suas possibilidades com antecedência. Nos pagamentos efetuados por meio de cartão de crédito o preço praticado a vista não pode sofrer alteração. Os cheques pré-datados devem ser emitidos nominais à loja, anotando no verso o dia combinado para o depósito.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8116-6192 /// 8210-2973
Michelle Rabelo: 9926-252

 

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