Com o aumento das vendas pela internet, Procon Goiás orienta consumidor

Segundo informações do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos e os médios empreendedores poderão aumentar as vendas com a utilização da internet. O projeto intitulado 1º E-commerce disponibilizará uma loja virtual para que esses empresários possam vender os produtos online. De acordo com o Sebrae, o empresário terá a oportunidade de vender os produtos em todo o território nacional, sem a necessidade de ter filiais ou lojas em vários lugares.

 Projeto

O projeto do Sebrae é uma parceria com o MercadoLivre, empresa de tecnologia considerada líder em comércio eletrônico (e-commerce) na América Latina. O Sebrae garante que, em um só ambiente, os empresários poderão montar uma vitrine online e fazer transações, como pedidos de compra, pagamento e controle de vendas. O aplicativo permite que a loja virtual seja customizada, ou seja, o dono poderá fazer personalizações em quatro modelos de loja.

O Sebrae informou ainda que o serviço de criação da página é gratuito, mas a cada venda concretizada serão cobrados 4,99% sobre o valor pago pelo cliente, referentes aos custos de transações financeiras. Os pagamentos poderão ser feitos por meio de cartões de crédito e boleto bancário, com certificação de segurança para dar garantia ao pequeno e médio empreendedor.

Perigos

É válido lembrar que as compras feitas pela internet precisam de muita cautela por parte do consumidor. No primeiro semestre de 2011 (entre 1º de janeiro e 28 de agosto) o Procon Goiás atendeu 1.803 consumidores com algum tipo de reclamação referente as compras feitas via internet. Já no mesmo período de 2012, foram 2.547 consumidores.

O grande problema é a insegurança que os adeptos afirmam sentir. Fraudes, golpes, uso indevido dos dados pessoais e demora na entrega do produto já fazem parte da lista de reclamações feitas à Superintendência de Proteção as Direitos do Consumidor (Procon Goiás). Por isso o órgão listou algumas dicas e orientações básicas para auxiliar os consumidores a efetuar com mais segurança suas compras pela internet.

SITE – Busque referências sobre o site em questão. A escolha criteriosa do fornecedor pode ser decisiva para garantir que suas expectativas sejam atendidas.

Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email). Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores que possuam estabelecimentos físicos. Caso seja necessário formalizar uma reclamação junto ao Procon, você precisará fornecer todos os dados da empresa.

Informações sobre CNPJ podem ser conseguidas pelo site da receita Federal: http://www.receita.fazenda.gov.br/

CADASTRO – Somente forneça os dados pessoais em sites com endereço eletrônico iniciado pela sigla “https” e que exiba no canto direto inferior da tela um ícone em forma de cadeado, o qual indica que o fornecedor possui mecanismos de proteção do cadastro.

Escolha uma senha segura: evite senhas que já são utilizadas em outros sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), número de telefone, palavras conhecidas e sequencias numéricas ou alfabéticas (como 123456 ou abcdef). O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números.

Troque periodicamente a sua senha.

PRODUTO – Verifique as características do produto: antes de realizar a compra, analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele supre sua necessidade. Não se esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas).

Certifique-se de que o produto vem acompanhado de um manual de instruções em português, nota fiscal e garantia de troca.

O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a partir do ato do recebimento do produto. Para tanto, o consumidor deve formalizar o cancelamento, devolver o produto caso já tenha recebido e solicitar a devolução de qualquer quantia eventualmente paga. Caso o consumidor queira exercer esse direito, o fornecedor não poder exigir que a embalagem não seja violada, como condição para aceitar a devolução.

Acesse sites de fabricantes, de avaliadores independentes ou com opiniões de outros consumidores. Se possível, solicite a demonstração como forma de conhecer melhor o produto.

ENTREGA – A data e o período de entrega devem ser especificados. Muitas vezes o preço exibido no anúncio do produto não contém o custo do envio do produto até sua casa. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos.

Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).

GARANTIA – Todo produto durável tem uma garantia de 90 dias, de acodo com o Código de Defesa do Consumidor. É a chamada “garantia legal”. O fornecedor ainda pode dar outra garantia com o prazo e condições que ele determinar: essa é uma “garantia contratual”. Existe ainda, a “garantia estendida”, que de fato não é uma “garantia”, mas sim, um seguro. (Com informações da Agência Brasil)

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