Campanha de negociação de dívidas do Procon Goiás e SENACON registra aumento de 53% de solicitação de cálculos
A campanha de negociação virtual e presencial do PROCON Goiás, em parceria com a SENACON, aconteceu durante o mês de maio. De acordo com a estatística, a procura de consumidores para que o órgão realizasse cálculos de dívidas aumentou 53,78% durante a campanha. Em maio de 2015 cerca de 250 consumidores procuraram esse serviço do PROCON Goiás, já esse ano 386 consumidores buscaram o mesmo serviço.
Em relação às negociações de dívidas, o aumento foi de 15%. No mês de maio foram atendidos 671 consumidores que tiveram suas dívidas negociadas sendo que desse total, 611 saíram do órgão com suas dívidas negociadas para pagamento à vista ou parcela, um percentual de êxito de 91,05%.
Apesar dos acordos serem uma liberalidade entre consumidor e fornecedor, o alto índice de sucesso nas negociações demonstra que um acordo, respeitando a capacidade de pagamento do consumidor, é interessante não apenas para o consumidor como também para o fornecedor.
Desta forma, antes de fechar o acordo, o PROCON Goiás orienta ao consumidor:
- realizar o cálculo da dívida para que seja capaz de avaliar se existe ou não alguma vantagem na proposta do fornecedor;
- avaliar todas as suas despesas fixas e variáveis, em contrapartida com suas receitas;
- fechar um acordo com valor de parcela que esteja adequado ao seu orçamento;
- caso a parcela não adeque ao orçamento, é interessante aguardar outra oportunidade para negociar;
- uma vez fechado o acordo e havendo atraso no pagamento, qualquer benefício pode ser cancelado automaticamente, como por exemplo a isenção de juros, multa, ou até mesmo redução do valor principal;
O PROCON Goiás ainda esclarece que, apesar de finalizada a campanha de negociação virtual em parceria com a SENACON, tanto os cálculos, quanto as negociações continuam podendo ser solicitadas na sede do órgão, ou em qualquer unidade de atendimento do Vapt-Vupt.
Assessoria de imprensa do PROCON Goiás
Larissa Oliveira 3201-7134 / 9811-1065 / 8236-0565