Procon Goiás registra aumento de 418% no atendimento de renegociação de dívidas em novembro

O Núcleo de Renegociação de Dívidas do Procon Goiás atendeu, apenas em novembro, 565 consumidores, o que representa um aumento de 418,51%. Esse número supera os atendimentos dos meses de julho, agosto, setembro e outubro, que somados chegou a 509 consumidores.

Segundo o Procon, o aumento expressivo pode ser entendido como comemoração, mas também como preocupação, já que o foco do núcleo é justamente evitar o endividamento da população goiana.

Se fizermos uma análise, levando em consideração a “comemoração”, esse número expressivo pode ser resultado da preocupação do consumidor em entrar o ano novo no azul, livre das dívidas, o que é um ponto bastante positivo.

No entanto, existe a preocupação do órgão, justamente pelo fato da grande maioria desses acordos se deram por meio de parcelamento da dívida. Com intuito de limpar o nome, muitas vezes, apenas a primeira parcela é paga, não se preocupando, porém, com as parcelas futuras.

A população em geral já conhece alguns dos seus direitos e tem o conhecimento que em caso de parcelamento da dívida, a partir do pagamento da primeira parcela, o nome do consumidor já deve ser excluído dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Em relação ao serviço de cálculos feitos pelo Procon Goiás, entre janeiro e novembro deste ano, já foram atendidos 6.376 consumidores, onde foram realizados 56.972 cálculos. Dentre os cálculos com maior frequência, estão, em primeiro lugar o de liquidação antecipada da dívida, em segundo, cartão de crédito e em terceiro lugar, os carnês de lojas e financeiras.

 

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