Procon Goiás dá dicas para evitar golpes em compras pela internet

Comprar pela internet está cada dia mais fácil, mas os riscos são muitos, fazendo aumentar o número de golpes para essa modalidade de crime. E é bom o consumidor ficar atento às dicas do Procon Goiás.

Geralmente, os preços são altamente competitivos e os golpistas exigem um depósito antecipado, pedindo prazo de 15 a 20 dias para a entrega da mercadoria, sendo este tempo suficiente para aplicação do golpe, que acaba lesando milhares de pessoas.

Por isso, quando fizer uso dos serviços pela internet, siga as dicas abaixo para verificar a autenticidade do site. É bom o consumidor evitar passar o número do cartão de crédito. Tente fazer o pagamento via boleto bancário.

DICAS:

  • Depois do http aparece a letra “s” que significa “security” (segurança). Se não aparecer a letra s é sinal que algo está errado. Desconfie!
  • Minimize a página: se o teclado virtual for minimizado também, está correto. No entanto, se ele permanecer na tela sem minimizar, está errado.
  • Sempre que fornecer seus dados sigilosos, como por exemplo do cartão de débito, digite sua senha “errada” na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a senha digitada. Mas se digitar a senha errada e não acusar erro é um mau sinal. Os golpistas querem apenas capturar senhas.
  • Sempre que entrar no site verifique se no rodapé da página aparece o ícone de um cadeado. Clique duas vezes sobre esse ícone e uma pequena janela com informações sobre a autenticidade do site deve aparecer. Em alguns sites piratas, o cadeado pode até aparecer, mas será apenas uma imagem e ao clicar duas vezes sobre ele nada irá acontecer.
  • Busque referências sobre o site em questão. A escolha criteriosa do fornecedor pode ser decisiva para garantir que suas expectativas sejam atendidas.
  • Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do email). Redobre seus cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores que possuam estabelecimentos físicos. Caso seja necessário formalizar uma reclamação junto ao Procon, você precisará fornecer todos os dados da empresa. Informações sobre CNPJ podem ser conseguidas pelo site da Receita Federal: www.receita.fazenda.gov.br
  • Escolha uma senha segura: evite senhas que já são utilizadas em outros sites, bem como datas de aniversário (sua ou de familiares), número de telefone, palavras conhecidas e sequencias numéricas ou alfabéticas (como 123456 ou abcdef). O mais seguro é escolher uma senha com 6 a 12 caracteres, alternando letras minúsculas, maiúsculas e números. Troque periodicamente a sua senha.
  • Verifique as características do produto a ser adquirido: antes de realizar a compra, analise a descrição do produto, faça comparações com outras marcas, visite a página do fabricante para confirmar as funções e certifique-se que ele supre sua necessidade. Não se esqueça de comparar também o preço e a forma de pagamento em outros estabelecimentos (lojas virtuais e físicas).
  • Certifique-se de que o produto vem acompanhado de um manual de instruções em português, nota fiscal e garantia de troca.
  • O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 07 (sete) dias a partir do ato do recebimento do produto. Para tanto, o consumidor deve formalizar o cancelamento, devolver o produto caso já tenha recebido e solicitar a devolução de qualquer quantia eventualmente paga. Caso o consumidor queira exercer esse direito, o fornecedor não poder exigir que a embalagem não seja violada, como condição para aceitar a devolução.
  • Acesse sites de fabricantes, de avaliadores independentes ou com opiniões de outros consumidores. Se possível, solicite a demonstração como forma de conhecer melhor o produto.
  • A data e o período de entrega devem ser especificados. Muitas vezes o preço exibido no anúncio do produto não contém o custo do envio do produto até sua casa. Assim, antes de fechar o pedido, verifique o valor do frete e a política de troca e devolução dos produtos.
  • Imprima e guarde todos os documentos que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc).
  • Todo produto durável tem uma garantia de 90 dias, de acodo com o Código de Defesa do Consumidor. É a chamada “garantia legal”. O fornecedor ainda pode dar outra garantia com o prazo e condições que ele determinar: essa é uma “garantia contratual”. Existe ainda, a “garantia estendida”, que de fato não é uma “garantia”, mas sim, um seguro.

Os procedimentos acima são simples, mas não garantirão que você jamais seja vítima de fraude virtual. Vai apenas dificultar o trabalho das quadrilhas especializadas em aplicar esse tipo de golpe.

Confira agora a lista dos 200 sites que devem ser evitados pelo consumidor ao fazer compras pela internet.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa – Procon Goiás
3201-7134
imprensa@procon.go.gov.br
Eurico Rocha: 8447-1881 /// 8529-1065
Lucas Santos: 8210-2973 /// 8116-6192

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