MANUTENÇÃO E USO CORRETO DE EQUIPAMENTOS FUNCIONAIS
O zelo pelos equipamentos funcionais é dever de todo policial militar. O uso correto, a conservação e a devolução em tempo hábil de armamentos, viaturas, fardamentos e demais materiais refletem o compromisso institucional com a disciplina, a eficiência, o respeito aos recursos públicos e com a missão policial militar.
No Código de Ética e Disciplina dos Militares do Estado de Goiás – CEDIME, consta como transgressão disciplinar média “deixar de receber, sem justificativa, remuneração, alimentação, fardamento, equipamento ou material que lhe seja destinado ou deva ficar em seu poder ou sob sua responsabilidade”. A omissão nesse dever, ainda que por descuido, compromete a logística e a segurança das atividades operacionais.
Ainda segundo o CEDIME, caracteriza transgressão disciplinar grave “deixar de zelar, danificar ou extraviar, por negligência ou desobediência às regras ou normas de serviço, materiais pertencentes às Fazendas Nacional, Estadual e Municipal que estejam sob sua responsabilidade direta”. Ou seja, a má utilização ou o abandono de materiais funcionais pode resultar em sanções mais severas ao militar.
Mais do que obrigação normativa, o cuidado com o material funcional é expressão de profissionalismo, disciplina e respeito aos recursos públicos. Equipamentos bem conservados refletem o compromisso do militar com a missão institucional e com a sociedade goiana.











