OFERTA DE CURSO: SELEÇÃO PARA FORMAÇÃO DE POLICIAIS ESTRANGEIROS NA ACADEMIA MILITAR DA GENDARMARIA NACIONAL FRANCES (AMGN) – PROGRAMA 2026-2027 (C2)
A Direção de Cooperação Internacional de Segurança presente na Embaixada da França no Brasil apresenta seus cumprimentos e tem a honra de informar à Vossa Senhoria sobre a abertura de mais um processo de seleção internacional que acontecerá em novembro de 2025, para capacitação de policiais das Polícias Militares brasileiras na Academia Militar da Gendarmaria Nacional francesa (AMGN) em Melun, França.
A formação destinada a oficiais (Estagio C2) tem duração de 1 ano (2026-2027) e acontecerá do final agosto de 2026 ao final de julho de 2027. Ao policial militar selecionado está prevista uma bolsa de estudos, custeada pelo Ministério das Relações Exteriores francês, além das passagens aéreas e o financiamento do curso.
Estagio C2 – Formação aberta para oficiais. Os candidatos ou candidatas deverão atender aos seguintes critérios:
• Ter menos de 40 anos de idade em 1° de janeiro de 2026, e ter patente de Tenente ou Capitão;
• Ter um certificado de nível B2 ou superior em francês do Quadro Europeu Comum de Referência. Convém lembrar que o nível B2 corresponde a “ser capaz de compreender as ideias principais de textos complexos sobre tópicos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas em seu campo de especialização. Ser capaz de interagir com um grau de fluência e espontaneidade que torna possível a interação regular com falantes nativos sem tensão para nenhuma das partes. Ser capaz de produzir textos claros e detalhados sobre uma ampla gama de assuntos e explicar um ponto de vista sobre uma questão atual, apresentando as vantagens e desvantagens de diferentes possibilidades”;
• Estar em boas condições físicas, sendo capazes de acompanhar os exercícios de corrida diários, bem como qualquer outra atividade física intensa obrigatória durante a formação (o que será verificado em exame médico antes do período letivo);
• Ter um diploma de nível master I (mestrado) ou possuir experiência profissional de 3 anos como oficial;
• O candidato deve ser capaz de acompanhar um curso de nível de mestrado (master 2).
A este título, anexa-se ao presente ofício um documento que apresenta a organização administrativa da França e da Gendarmaria Nacional francesa, que o candidato deverá conhecer antes de sua chegada à escola.
Após uma pré-seleção que será realizada com base na análise dos currículos, enviaremos as convocações para as provas finais antes do dia 31 de outubro de 2025.
A seleção consistirá em três testes: 1) uma avaliação escrita em francês, 2) uma avaliação oral, em francês, perante o júri (ambas as avaliações acontecerão no dia 17 de novembro) e 3) uma prova esportiva composta por uma corrida de 3000m, um teste de abdominal, e um de flexões ou de barra fixa (à escolha do candidato). A prova esportiva será realizada no dia 18 de novembro.
Os critérios de avaliação dos testes estão igualmente anexos a este ofício. Os testes serão realizados no escritório da Direção de Cooperação Internacional de Segurança, na Embaixada da França, em Brasília. O financiamento do transporte e estadia em Brasília para esta etapa da seleção é de responsabilidade do candidato ou da instituição policial representada por ele.
O dossiê de candidatura deverá conter o CV (em francês), o certificado de nível B2 em francês, uma cópia da tradução juramentada para o francês do diploma universitário e uma cópia do passaporte colorida e em boa resolução.
Agradecemos a gentileza de manifestar o interesse de vossa instituição encaminhando aos nossos cuidados (dci.brasilia-amba@diplomatie.gouv.fr e henrique.ferreira@diplomatie.gouv.fr) o dossiê completo dos candidatos até o dia 27 de outubro de 2025.
A Direção de Cooperação Internacional de Segurança junto à Embaixada da França em Brasília aproveita a oportunidade para reiterar, à Vossa Senhoria e à vossa instituição, os protestos de sua elevada estima e alta consideração.
Os policiais interessados deverão encaminhar um SEI à SRH/3 (09348) até o dia 22/09/2025.
Documentos anexos para ler:
Oficio_n__204_2025___AMGN_2026_2027___Processo_seletivo_e_anexos
Júlio César Alves Souza – Tenente-Coronel QOPM
Chefe da SRH/3











