Setembro Amarelo: Palestra na Juceg aborda prevenção a adoecimento mental
A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) recebeu, na manhã desta terça-feira (23), importante palestra com as psicólogas Laryssa Calixto e Brendha Sá. A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre depressão, adoecimento mental e suicídio. Na oportunidade, as profissionais abordaram os sinais do adoecimento mental, caminhos para prevenção e, sobretudo, o papel das pessoas que cercam a pessoa acometida.
Durante a apresentação, Laryssa e Brendha destacaram a importância do acolhimento e os sintomas que devem ser observados nas diferentes fases do adoecimento. “Em grande parte das vezes, a pessoa que está passando por um momento delicado na sua vida só quer alguém para escutá-la. Por isso, mesmo que não sejamos a pessoa acometida, é importante que nos coloquemos como ponto de apoio”, destacaram ambas.
Na ocasião, o vice-presidente da Juceg, Franscisco Lopes, representou o presidente Euclides Siqueira, que cumpre agenda no Mato Grosso do Sul; e enfatizou a importância de um ambiente de trabalho acolhedor. “Falar sobre o que nos aflige é, sim, uma grande válvula de escape. É fundamental, portanto, que saibamos identificar aflições em nós e nos colegas, para oferecer essa escuta. Mais do isso: saber que temos com quem contar”, considerou.
– Se você precisa de ajuda para desabafar, procure ajuda profissional ou ligue 188 –


