Juceg inaugura Museu Goiano do Registro Empresarial na cidade de Goiás



Evento também marcou lançamento do livro que conta a história dos 125 anos da autarquia
A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) inaugurou, na terça-feira (29), na cidade de Goiás, a o Museu Goiano do Registro Empresarial. Na mesma ocasião, foi lançado o livro “Juceg – 125 anos do Registro Empresarial Goiano”, do jornalista Leandro Resende, que realizou vasta pesquisa sobre a evolução do registro mercantil no estado. O evento, que contou com a participação do governador Ronaldo Caiado, ocorreu durante as celebrações pelos 298 anos da cidade de Goiás e a transferência simbólica dos poderes do Estado.



O espaço, que pertence à Junta Comercial e foi cedido pelo Governo de Goiás para a nova sede da OAB, também inaugurada na oportunidade, tem como objetivo valorizar a memória institucional da autarquia e narrar a evolução do registro mercantil em Goiás ao longo da história do município. No local, os primeiros livros de registros do Estado, escritos à mão, compõem o acervo do museu, bem como atas, fotografias e um painel de ex-presidentes da Juceg.
O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, destacou que o momento é histórico para a instituição e se trata de um “legado que eterniza a trajetória do progresso e empreendedorismo goiano”. Segundo Siqueira, os visitantes do museu serão conduzidos a uma jornada que narra a evolução e desenvolvimento da Juceg e de Goiás. “Essa história de sucesso é fruto da ousadia de nossos empresários visionários que, geração após geração, encontraram no poder público um aliado comprometido. E hoje, sob a liderança de Ronaldo Caiado, que tanto tem investido em políticas pró empresariais, vemos um testemunho dessa transformação contínua”, enalteceu.


Em seu discurso, o governador de Goias lembrou o início de seu governo, quando a Juceg ocupava a última posição nacional entre as Juntas Comerciais brasileiras. “Com uma progressão importante na qualificação da estrutura e na eficiência do atendimento ao empresariado goiano, saímos da 27ª posição e somos hoje uma referência em celeridade, com uma tecnologia moderna e avançada utilizada para facilitar a vida dos cidadãos”, enalteceu Caiado, ao frisar o apoio do Governo de Goiás à instituição para utilização de métodos cada vez mais modernos.
Fotos: Assessorias JUCEG/CRC-GO/OAB-GO/MP-GO


