Juceg apresenta modelo de desburocratização para missão angolana

A Junta Comercial de Goiás (Juceg) apresentou seu modelo de desburocratização, que revolucionou o registro mercantil em Goiás nos últimos anos, a uma missão internacional angolana que visita o Brasil em busca de boas práticas para o ambiente de negócios. O encontro foi promovido pelo Sebrae Goiás e contou também com a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás e de representantes do Sebrae Nacional.
Liderado pela administradora Ana Celeste, o grupo é do Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem), de Angola. Anfitrião do encontro, o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, destacou o trabalho realizado em Goiás para tornar o ambiente de negócios mais simples e favorável ao empreendedor. Na oportunidade, ele citou a Juceg e os Bombeiros como parceiros de primeira ordem nessa cadeia de inovação.


A Juceg compartilhou seus avanços na desburocratização no processo de abertura de empresas, que saltou de 3 meses, em 2019, para 13 horas, em 2025. O presidente da Junta, Euclides Barbo Siqueira, apresentou os processos que tiraram Goiás do último para o primeiro lugar em tempo de abertura de empresas no país: digitalização de toda papelada, ampliação do atendimento e adesão total de Goiás à RedeSim, com 100% dos 246 municípios do estado integrados ao sistema.
“Essa estrutura que nós formamos, junto do Sebrae, foi o que fez os nossos serviços serem vistos lá fora. Nós fizemos várias parcerias para ajudar o empreendedor e isso está sendo reconhecido. Trabalhamos pesado, evoluímos os serviços, criamos um ecossistema de fomento ao empreendedorismo e agora estamos tendo a oportunidade de compartilhar essas experiências com a equipe de Angola”, comentou o presidente da Juceg.


Outro destaque da visita foi a apresentação do modelo de licenciamento adotado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, parte integrante da Redesim, gerida pela Juceg. O comandante de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros, Fernando Augusto Caramaschi, explicou que, desde 2023, o estado disponibiliza o licenciamento facilitado para emissão do certificado de conformidade (Cercon).

A visita foi articulada pelo gestor de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo. Segundo ele, as iniciativas de simplificação implementadas em Goiás têm se destacado nacionalmente e despertado o interesse de instituições internacionais como o Inapem. “Com esse intercâmbio, fortalecemos a cooperação técnica entre os países e contribuímos para a melhoria do ambiente de negócios em Goiás, no Brasil e na Angola”, afirmou.


