Goiânia lidera ranking estadual de abertura de empresas em 2022
Foto: Paulo José
Goiânia lidera ranking estadual de abertura de empresas em 2022
Nossa jovem capital completa 89 anos no próximo dia 24 de Outubro. E, das cidades do Estado de Goiás, é a que mais tem vocação para o empreendedorismo. Foram 9.702 novas empresas criadas entre janeiro e outubro deste ano, segundo levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg).
Esse número é cinco vezes superior ao da segunda colocada, Anápolis, que contou com 1.705 registradas no período. Depois vem Aparecida de Goiânia, com 1.550 novas empresas nos 10 primeiros meses de 2022. Na quarta colocação está Rio Verde, com 1.009, e em seguida Luziânia, com 475 registros.
Nos últimos quatro anos, o número também é excelente. Goiânia ganhou 100 mil novas empresas abertas, segundo dados da JUCEG. A capital do Estado saiu de 208.733 empresas em funcionamento, em 2018, para 309.056, em agosto de 2022. Um crescimento expressivo de 48,06% em novos CNPJ’s.
Em agosto de 2022, Goiânia alcançou 300 mil empresas em funcionamento, exatamente no mesmo momento em que Goiás também conquistou o índice histórico de 1 milhão de empresas ativas. Para o presidente da JUCEG, Euclides Barbo Siqueira, não existe coincidência. Para ele, o resultado tem relação direta com a desburocratização no processo de abertura de empresas.
“A Junta Comercial adotou, há alguns anos, o processo online para abertura de empresas, passando de meses para horas a criação de um novo CNPJ no Estado. Não temos dúvidas que essa facilidade, somada com a vontade do empresário de empreender, motivou esses índices tão expressivos”, comemora o presidente.
História de Goiânia
Localizada no centro do seu estado, foi planejada e construída para ser a capital política e administrativa de Goiás sob influência da Marcha para o Oeste, política desenvolvida pelo governo Vargas para acelerar o desenvolvimento e incentivar a ocupação do Centro-Oeste brasileiro. Desde seu início, a sua arquitetura teve influência do art déco, que definiu a fisionomia dos primeiros prédios da cidade.
Sofreu um acelerado crescimento populacional desde a década de 1960 e atingiu um milhão de habitantes em 1996. Hoje conta com mais de 1,5 milhão de moradores.
É a segunda cidade mais populosa do Centro-Oeste, sendo superada apenas por Brasília. É um importante polo econômico da região, considerada um centro estratégico para áreas como indústria, medicina, moda e agricultura.
Junta Comercial de Goiás – Governo de Goiás