Comitê de Compliance da Juceg se reúne para aprovar monitoramento de riscos do 2Q25

O Escritório de Compliance Público da Junta Comercial de Goiás (Juceg) se reuniu, com os membros do Comitê Setorial, na tarde de 6 de outubro, para análise e aprovação da gestão de riscos acompanhados na Planilha Smartsheet, referente ao segundo quadrimestre do ano corrente (2Q25). A Juceg é signatária do fortalecimento das práticas de gestão de riscos e do cumprimento das normas do Programa de Compliance Público Estadual, promovidas pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO).
Monitorar e mitigar a possibilidade dos riscos ocorrerem nas atividades da Juceg é o objetivo principal do acompanhamento dos riscos que envolvem todas as gerências e diretorias da autarquia. Os riscos estratégicos da Juceg são: risco de fraudes nos registros mercantis, interrupção nos serviços informáticos prestados aos usuários e manutenção da integração de agentes e funcionamento da REDESIM.
A CGE, pelo relatório nº 33/2025, recomenda o preenchimento integral da planilha Smartsheet, com descrição clara e objetiva dos indicadores de monitoramento e revisão das descrições dos riscos e a avaliação da viabilidade de implantação de ações de controle para causas e consequências dos riscos. Esses indicadores garantem, ao final do ano, a avaliação, dos órgãos estaduais, dentro do Eixo da Governança, pertencente ao Programa de Compliance Público.
O presidente da Juceg, Euclides Barbo Siqueira, reforça que todos os setores são responsáveis por manter a gestão de riscos em consonância com o serviço prestado. “Para prestarmos um serviço de excelência ao cidadão, precisamos nos atentar aos erros que são passíveis de acontecer durante o nosso trabalho. Desse modo, manter a atenção na gestão de riscos nos permite caminhar mais próximos da transparência dos atos”, reforça o presidente.
Para o coordenador do Escritório de Compliance da Juceg, Adriano Guimarães, o acompanhamento dos riscos elencados na Planilha de Monitoramento, conforme os indicadores de monitoramento, é um dos pilares para garantir o cumprimento dos controles de riscos estabelecidos. “Outra situação é implantar, quando possível, ações de controle preventivo e mitigatório de riscos”, diz.
Por fim, o Comitê aprovou a atualização das ações de Política de Gestão de Riscos, Escopo, Contexto e Critérios e Apetite ao Risco da Autarquia, além dos indicadores do segundo quadrimestre. Além do presidente Euclides Barbo e do coordenador do Escritório de Compliance, Adriano Guimarães, participaram da reunião a chefe de gabinete Mariana Motta; a diretora de Gestão Integrada, Katia Bueno; a diretora técnica e de Integração, Suzana Fileti; o diretor de RedeSim, Sergio Floriano Lemos; a procuradora setorial, Marianna de Souza Silveira; e Vitória Mendes, membro do Escritório de Compliance da Juceg.


