23/10 – Parabéns, Goiânia!

Nove décadas de história e 333 mil empreendedores

Goiânia chega aos 90 anos com perfil empreendedor forte e diversificado

Goiânia completa 90 anos, no dia 24 de outubro, com 333.882 CNPJ’s ativos. Essa é a quantidade de empresas em funcionamento na capital, quando somamos as micro, pequenas, médias e grandes empresas (155.022) e os microempreendedores individuais – MEI (178.860). É a força desse empresariado que ajuda o Estado de Goiás a gerar emprego e renda, sendo destaque no cenário nacional. Os números são da Junta Comercial de Goiás (Juceg.)

Quase um terço de todas as empresas instaladas no Estado estão na capital, ou mais especificamente 31,64%. E essa capital no planalto central tem vocação para a moda, produzindo e exportando roupas para vários estados (e até países). São 15.234 estabelecimentos voltados para o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, ramo que faz de Goiânia o segundo maior polo do ramo do Brasil. “ Em termos de conforto chega a ser considerado o primeiro. Afinal, você já viu lá em São Paulo toda essa oferta de roupa boa e estrutura de shoppings climatizados que a região da 44 tem?”, cita o presidente da Junta, Euclides Barbo Siqueira, fazendo comparação com o bairro paulistano do Brás.

Mas, Goiânia não é só roupa. É turismo de negócios, é agropecuária, empresas de tecnologia e gestão. Das 10.830 portas comerciais abertas em 2023 (dados contabilizados até setembro), o ramo que mais atraiu empreendedores foi o de serviços de escritório e apoio administrativo. Foram 1.714 novos cnpj’s criados para atender essa demanda. Na sequência aparece consultoria em gestão empresarial (993), preparação de documentos e serviços especializados (942), treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (920) e promoção de vendas (847).

Para onde se olha, visualizamos uma obra na capital. E não é pra menos: Goiânia tem 8.894 empresas de construção de edifícios. Os números coletados na base de dados da Junta Comercial demonstram que essa nonagenária não quer ficar parada no tempo, já que, junto com as obras, tem também a capacitação. São 7.499 empresas que promovem gerenciamento e desenvolvimento profissional e mais 8.438 negócios que oferecem consultoria em gestão empresarial. É Goiânia de olho no futuro!

História

Não podemos falar de futuro sem olhar pro passado. A primeira empresa registrada em Goiânia nasceu em 28 de outubro de 1932 e suas atividades eram comércio de armarinho, secos e molhados e etc. Ela atuou por 79 anos e foi baixada em 2011. A empresa mais antiga de Goiânia ainda em funcionamento, segundo a Juceg, é a Eletro Transformadores, uma filial de uma empresa mineira, que foi fundada em 1940.

São tantas as versões que Goiânia pode ser: da moda, construção, capacitação, da agropecuária, da gastronomia, da cultura. É múltipla e única! Parabéns, Goiânia, pelos seus 90 anos!

Junta Comercial de Goiás – Governo de Goiás

Unidade de Comunicação

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo