Juceg participa de entrega de relatório do Sebrae Goiás ao prefeito Sandro Mabel

A Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg), representada pelo presidente Euclides Siqueira, participou na manhã desta terça-feira (19/08) da entrega do relatório do Sebrae Goiás que propõe a simplificação e modernização dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas em Goiânia. O estudo foi apresentado ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, e à parte do secretariado municipal pelo superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos Lima Neto.

Idealizado e conduzido pelo Sebrae Goiás, o estudo é resultado de uma consultoria estratégica que envolveu diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias nos fluxos administrativos relacionados à formalização empresarial. A iniciativa contou com o apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência, e mobilizou um grupo de trabalho formado por representantes do poder público e consultores técnicos especializados.

O relatório é fruto de um trabalho realizado nos meses de maio a junho e detalha o mapeamento dos fluxos, processos e procedimentos, sugerindo, a partir da detecção de gargalos, oportunidades de melhorias nos micro e macrofluxos dos processos que impactam os alvarás e licenças para empresas em Goiânia. O foco é a otimização e modernização dos serviços públicos municipais voltados à formalização empresarial.
Na ocasião, o superintendente Antônio Carlos ressaltou que o relatório representa a oportunidade de simplificar e aumentar a eficiência do empreendedorismo no município. “Estamos empenhados em proporcionar a facilitação do que compete à gestão pública”, disse. Marcelo Lessa, diretor técnico do Sebrae, por sua vez, ressaltou o exemplo de Porangatu, município que já desenvolve trabalho semelhante e que figura entre as cidades com menor tempo de abertura de empresas no Brasil.

O gestor de políticas públicas do Sebrae-GO, Allan Máximo, frisou que o trabalho de monitoramento será contínuo. “Haverá auditoria continua na base cadastral municipal”, frisou. Em seu discurso, o presidente da Juceg, Euclides Siqueira, testemunhou o impacto que o uso de tecnologia e da modernização de serviços públicos voltados à formalização empresarial. “Na Juceg, a otimização de serviços proporcionou salto significativo no desempenho e resultado do serviço oferecido”, completou.


