Sukatech certifica alunos em cursos de tecnologia em Goiânia e Senador Canedo

Iniciativa do Governo de Goiás promove qualificação gratuita em tecnologia, recondicionamento de equipamentos eletrônicos e descarte responsável

O projeto Sukatechrealizou, nesta segunda (7) e terça-feira (8), as cerimônias de entrega de certificados para 159 alunos e alunas que finalizaram os cursos de Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores, em Goiânia e Senador Canedo. As capacitações são oferecidas gratuitamente para a população.

O Programa Sukateché uma iniciativa do Governo de Goiás, realizada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com o Goiás Social e a OSC Programando o Futuro. Promover a inclusão digital e o desenvolvimento de competências tecnológicas, especialmente entre jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, estão entre os objetivos do programa.

“As cerimônias de entrega dos certificados representaram a conquista de um novo passo na trajetória de cada participante, que agora conta com mais preparo para acessar o mercado de trabalho e os serviços digitais cada vez mais presentes no dia a dia”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Em Goiânia, foram certificados 114 estudantes dos turnos matutino, vespertino e noturno. No primeiro ciclo, os alunos participaram dos cursos de Informática Básica e Montagem e Manutenção de Computadores. Já no segundo ciclo, o foco foi exclusivamente em Informática Básica.

Alessandra Cardoso Paiva, 18 anos, concluiu o curso de Informática Básica e acredita que o aprendizado vai ajudá-la a ingressar no mercado de trabalho. “A gente aprendeu bastante coisas como Excel, PowerPoint, Word e sobre o Paint, e eu gostei mais do Excel. Foi um curso que eu consegui ter uma base para poder me inserir no mercado de trabalho. Então, com certeza, é um curso que vale a pena fazer”, conclui.

Já em Senador Canedo, nos bairros Vila Galvão e Jardim das Oliveiras, 45 alunos concluíram os cursos dos dois primeiros ciclos, com turmas nos períodos matutino e vespertino, todos voltados à Informática Básica.

O subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Secti, Raphael Martins, destaca a ampliação das ações do Programa Sukatech. “Esse é um momento muito importante para o Sukatech. Ver o programa ultrapassando os limites de Goiânia e chegando a outros municípios, como Senador Canedo, mostra que estamos no caminho certo: levando conhecimento, inclusão digital e oportunidades para ainda mais pessoas”.

Programa Sukatech

O Sukatech oferece uma oportunidade concreta de transformação social, aliando sustentabilidade, educação tecnológica e cidadania digital. Por meio do programa, o governo do estado mantém um Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) que recebe resíduos eletrônicos e realiza a reciclagem e o recondicionamento, contribuindo com a preservação do meio ambiente. Além disso, os eletrônicos recondicionados são doados a entidades filantrópicas ou públicas.

Governo na palma da mão

Acessar o conteúdo