Sobre Desenvolvimento Regional
1 – Qual o objetivo do Programa de Desenvolvimento Integrado do Entorno do Distrito Federal?
O Programa visa dotar o Governo do Estado de Goiás de instrumentos que possibilitem o planejamento e o desenvolvimento sustentável da região, identificando potencialidades, necessidades, cadeias produtivas, obstáculos e restrições, definindo prioridades e ações para implantar infraestrutura urbana e elaborando planos diretores, com vistas a atenuar as desigualdades econômicas e sociais existentes.
2 – Qual a abrangência do Programa de Desenvolvimento Integrado do Entorno do Distrito Federal?
O Entorno do Distrito Federal, como região de planejamento do Estado de Goiás, abrange 19 municípios: Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás, Vila Propício.
3 – Qual o objetivo do Programa de Desenvolvimento Regional e Polos de Desenvolvimento?
Esse programa visa promover ações para alterar o perfil socioeconômico de município das diversas regiões do Estado e da Região Metropolitana de Goiânia, integrando de forma integrada e permanente, com indução a novos investimentos, gerando emprego e aumento da renda e propiciando melhor qualidade de vida de sua população, utilizando as suas potencialidades regionais. O que se busca é o desenvolvimento espacial e ambiental integrado e sustentável.
4 – Qual o objetivo do Programa de Desenvolvimento do Nordeste Goiano?
Esse programa visa promover ações para alterar o perfil socioeconômico do Nordeste Goiano, de forma integrada e permanente, com indução a novos investimentos, gerando emprego e aumento da renda e propiciando melhor qualidade de vida de sua população, utilizando as suas potencialidades regionais. O que se busca é o desenvolvimento espacial e ambiental integrado e sustentável.
5 – Qual a abrangência do Programa de Desenvolvimento do Nordeste Goiano?
O Nordeste Goiano, como região de planejamento do Estado de Goiás, abrange 20 municípios: Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Buritinópolis, Cavalcante, Colinas do Sul, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Guarani de Goiás, Iaciara, Mambaí, Nova Roma, Monte Alegre de Goiás, São Domingos, São João D´Aliança, Simolândia, Sítio D´Abadia, Vila Boa, Teresina de Goiás e Posse.
6 – Qual o objetivo do Programa de Desenvolvimento do Oeste Goiano
O Programa de Desenvolvimento do Oeste Goiano tem como objetivo corrigir as distorções e os desequilíbrios da região, integrando-a às demais regiões do Estado, impulsionando o setor produtivo para o aproveitamento das potencialidades existentes, a geração de emprego e renda e a melhoria da qualidade de vida da população.
7 – Qual a abrangência do Programa de Desenvolvimento do Oeste Goiano?
O Oeste Goiano, como região de planejamento do Estado de Goiás, abrange 43 municípios: Adelândia, Americano do Brasil, Amorinópolis, Anicuns, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Avelinópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Britânia, Buriti de Goiás, Cachoeira de Goiás, Caiapônia, Campestre de Goiás, Córrego do Ouro, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Firminópolis, Iporá, Israelândia, Itapirapuã, Ivolândia, Jandaia, Jaupaci, Jussara, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Mossâmedes, Nazário, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Palmeiras de Goiás, Palminópolis, Paraúna, Piranhas, Sanclerlândia, Santa Bárbara de Goiás, Santa Fé de Goiás, São João da Paraúna, São Luiz de Montes Belos e Turvânia.