Secti realiza 1° Workshop de Transformação Digital para Municípios

 

Apresentações, rodas de conversa e oficinas debateram os desafios da transformação digital e mostraram aos participantes horizontes de como expandir a prestação de serviços digitais e promover a inclusão digital dos cidadãos

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) realizou nesta terça-feira, 27, o 1° Workshop de Transformação Digital para Municípios. O evento aconteceu no Centro de Excelência e Empreendedorismo Inovador (HUB Goiás) com o objetivo de facilitar a oferta digital de serviços públicos em todo o estado.

Goiás possui integração de seus serviços de maneira digital, por meio da plataforma estadual Expresso, que oferece 119 serviços digitais e tem mais de 2 milhões de acessos mensais, e é um dos estados que já aderiram à rede GOV.BR, do governo federal, cujo objetivo é apoiar os governos em seus diferentes níveis e esferas.

Agora, o estado é pioneiro no país no incentivo à integração dos serviços das cidades. “Se nós conseguirmos fazer essa transformação digital, vamos conseguir crescer a economia e gerar produtividade”, afirmou o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto, ressaltando a importância de melhorar o acesso da população às políticas públicas.

Participam da iniciativa também a Secretaria da Administração (Sead), a Secretaria Geral de Governo (SGG) e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Para o secretário de Estado da Administração, Francisco Sérvulo Nogueira, o Workshop é estratégico. “São nos municípios que as pessoas moram, que consomem os serviços públicos, sejam eles ofertados pelo Estado ou pelas prefeituras. O nosso papel é fazer com que essa rede de serviços se interligue”, pontuou.

A fala foi corroborada pelo presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM), Haroldo Naves, que falou sobre a relevância que a iniciativa tem para as cidades, tanto em relação aos serviços municipais e estaduais quanto federais.

Os participantes do workshop também assistiram à apresentação da plataforma Rede GOV.BR e da Estratégia Nacional de Governo Digital, realizada pelos representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Enzo Mayer Tessarolo e Loyane de Sousa, e pelo consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ricardo Poppi.

Goiás é o 12º estado no país com o maior número de prefeituras que aderiram à rede, que permite acesso aos serviços públicos ofertados pelo governo federal, além de meios de financiamento e capacitação para programas de transformação digital. A rede federal, da qual Goiás faz parte, atende mais de 149 milhões de cidadãos.

O evento contou ainda com roda de conversa entre as partes envolvidas, mediadas pelo subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital, Robert Bonifácio, e pela superintendente de Transformação Digital, Vânia de Carvalho, e oficinas.

FIBRA

No sentido de facilitar o acesso à internet em Goiás, o secretário Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, ressaltou a importância do programa Goiás de Fibra, iniciativa do Governo Estadual que vai proporcionar acesso à internet de qualidade em todos os municípios goianos.

“Serão mais de 10 mil quilômetros de fibra óptica percorrendo o estado e nós chegaremos a todas as escolas públicas estaduais, a todos os hospitais estaduais e policlínicas, nas delegacias de polícia e órgãos públicos e em, pelo menos, uma praça pública com Wi-Fi gratuito em cada município”, explicou.

Fotos: Edinan Ferreira

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo