Secti e Fapeg são destaque na 1ª edição do Prêmio Governança e Monitoramento
Secretaria e Fundação conquistaram, juntas, troféu diamante na categoria Monitoramento de Projetos e prata na categoria Escritório de Projetos; Fapeg também recebeu prata na categoria Captação de Recursos
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) foram destaques na 1ª edição do Prêmio Governança e Monitoramento: Excelência em Gestão Pública, realizada nesta segunda-feira (24), no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Secti e Fapeg receberam, juntas, troféu diamante na categorias de Monitoramento de Projetos e prata, na categoria Escritório de Projetos (PMO).
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto, a conquista é reflexo da gestão eficiente adotada pela pasta. “Com uma boa gestão, a gente consegue gerar bons resultados para quem está na ponta”, destacou. Já Clara Gomes, chefe do Escritório de Projetos da Secti, que também atende a Fapeg, ressaltou a importância do trabalho em equipe e do fator humano na gestão: “Esse prêmio é reflexo do nosso esforço para gerenciar projetos considerando os aspectos humanos das nossas relações entre o Escritório de Projetos e o gerente de projetos. Estamos aqui para servir e abrir os caminhos para que as entregas sejam feitas”.
A Fapeg também recebeu premiação na categoria Captação de Recursos. “Esse reconhecimento confirma que a ciência e a inovação podem — e devem — caminhar com eficiência, responsabilidade e excelência na gestão pública. A Fapeg tem buscado alinhar a captação de recursos a uma governança sólida, capaz de transformar investimento em resultado para a sociedade”, afirma o presidente da Fapeg, Marcos Arriel.
A 1ª edição do Prêmio Governança e Monitoramento: Excelência em Gestão Pública reconheceu órgãos, entidades e profissionais que se destacaram na condução de projetos públicos ao longo de 2024. A premiação reconhece o compromisso da Secti e da Fapeg com a implementação de boas práticas de gestão e monitoramento, reforçando a importância da transparência e da eficiência na execução de projetos públicos. O PMO da secretaria tem desempenhado um papel estratégico ao estruturar processos, garantir alinhamento com objetivos institucionais e promover inovação na administração de iniciativas voltadas para o desenvolvimento científico e tecnológico de Goiás.
A premiação foi estruturada em três eixos principais: Monitoramento de Projetos, com avaliação baseada em indicadores de desempenho acompanhados no Ranking do Gomap, incluindo planejamento, cumprimento de prazos, gestão financeira e avanços na execução; Captação de Recursos, destacando gestores que se sobressaíram na obtenção de investimentos para execução de iniciativas estratégicas; e Escritórios de Projetos, premiando unidades que demonstraram excelência na implementação de metodologias e boas práticas de gestão e governança.
Além da conquista na 1ª edição do Prêmio Governança e Monitoramento, a Secti também recebeu, em 2024, os troféus Diamante nas premiações do Goiás Mais Transparente e Governança, categorias do Programa Compliance Público (PCP), além do Prêmio Ética e Responsabilidade. Essas conquistas reafirmam o compromisso da secretaria com a transparência, ética e eficiência na gestão pública.
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação — Governo de Goiás